Visita Oficial do Governador ao Rotary Club de Lisboa-Oeste

No passado dia 20 de Outubro, realizei a minha Visita Oficial ao Rotary Club de Lisboa-Oeste, na qual fui recebido pelo Presidente do clube, Companheiro Arlindo Rodrigues, e pela Governadora Assistente dos clubes do grupo 15, Companheira Ana Lúcia Pereira.

Pelas 15h30, fui recebido pelo Presidente da Junta de Freguesia das Avenidas Novas, Dr. Daniel Gonçalves, com quem tive uma reunião em que falámos acerca dos projectos que a autarquia tem em comum com o clube, como por exemplo um projecto de integração de jovens na sociedade.

Seguimos depois para uma visita ao ISCAL – Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa, onde reunimos com a Presidência e os órgãos representativos dos estudantes. Fiquei também a conhecer os projectos e a parceria do clube com este estabelecimento de ensino, designadamente a atribuição de prémios aos melhores alunos, de bolsas de estudo para alunos carenciados e também de cabazes com produtos alimentares.

A reunião com o Conselho Director realizou-se no Hotel Sheraton, tendo sido feita uma exposição do trabalho que vai ser desenvolvido ao longo deste ano rotário, que inclui actividades como: projecto FRAD – Frente Rotária Anti Diabetes, projecto FRAS – Frente Rotária Anti Sísmica, cujo objectivo é sensibilizar a população em geral para o comportamento e os procedimentos a adoptar numa situação de ocorrência de sismo, continuação dos projectos conjuntos com a Junta de Freguesia e com o ISCAL, apoio à Associação de Santa Engrácia de Lisboa, que trabalha com crianças e idosos e cuja presidente é a Companheira honorária do clube Julieta Nogueira, projecto conjunto com a Maternidade Alfredo da Costa, de apoio a grávidas e mães que vivem em ambiente familiar de risco, em situações de violência doméstica, por exemplo, homenagem ao profissional do ano, realização de visitas e palestras.

O Quadro Social do clube tem 19 companheiros efectivos e 7 companheiros honorários, sendo que dois deles foram emblemados durante o jantar festivo.

Após um porto de honra, servido no bar panorâmico do Hotel Sheraton, seguiu-se o jantar festivo, que contou com a presença de 40 convidados, entre os quais companheiros dos clubes de Algés, Lisboa-Belém, Lisboa-Benfica, Lisboa-Estrela, Lisboa-Norte, Lisboa-Parque das Nações, Portela e Tavira (D1960) e Vila Nova de Gaia (D1970), o Presidente da Junta de Freguesia das Avenidas Novas e os órgãos associativos do ISCAL.

Procedi à emblemagem dos dois novos companheiros: Companheiro Fernando Pais Afonso, cuja classificação é economia e gestor de empresas, e o Companheiro Francisco José de Lopes Martins, com a classificação gestão de transportes rodoviários e mercadorias.
O Companheiro Trindade Nunes e o Companheiro Arlindo Rodrigues apresentaram, respectivamente, os projectos FRAD e FRAS e de seguida foi prestada uma homenagem ao Companheiro fundador Soares Martinez, já falecido.

Foi uma noite muito agradável, pautada por valores rotários de companheirismo e convivência e que culminou com a habitual troca de lembranças, tendo oferecido ao Companheiro Arlindo Rodrigues uma placa alusiva ao lema do Presidente John Germ para este ano rotário: “Rotary a Serviço da Humanidade”, tendo recebido uma vela alusiva ao projecto FRAD, uma amostra de um kit de sobrevivência relativo ao projecto de sensibilização anti sísmica e uma medalha do clube.