Visita Oficial do Governador ao Rotary Club de Lisboa

No passado dia 17 de Janeiro, realizei a minha Visita Oficial ao Rotary Club de Lisboa, na qual fui recebido pelo Presidente, Companheiro Vítor Pires, cerca das 15h30.

A visita iniciou-se no Espaço Aberto ao Diálogo (Espaço Vasco Neves), uma das valências da Comunidade Vida e Paz, Associação com a qual o clube colabora de forma regular. Fomos recebidos pelo Dr. Joaquim Rodrigues, que nos deu a conhecer o espaço e também o trabalho desenvolvido pela associação, cuja missão é ir ao encontro e acolher pessoas em condição de sem-abrigo, ou em situação de vulnerabilidade social, ajudando-as a recuperar a sua dignidade e a (re) construir o seu projecto de vida, através de uma açcão integrada de prevenção, reabilitação e reinserção.

Na reunião com o Conselho Director, o clube apresentou o seu plano de acção para este ano rotário, que inclui as actividades já desenvolvidas, nomeadamente o apoio à Comunidade Vida e Paz e a participação no projecto com outros clubes de apoio à obra do Cottolengo do Padre Alegre, mas também as que ainda vão realizar-se, como a homenagem ao profissional do ano e o estabelecimento de parcerias com algumas Juntas de Freguesia de Lisboa para actuação na avenida dos serviços à comunidade.

O jantar festivo realizou-se no Hotel Marriott, no qual estiveram presentes 40 companheiros, em representação dos Rotary Clubs de Lisboa-Benfica, Lisboa-Estrela, Lisboa-Oeste, Portela e Tavira (Distrito 1960) e Maia (Distrito 1970).

Este jantar ficou marcado pela emblemagem de duas novas companheiras, Companheira Ana Antunes (Past-Representante Distrital de Rotaract) e Companheira Olya Georgieva, que, desta forma, reforçaram o Quadro Social do clube, que conta agora com 31 companheiros.
O Rotary Club de Lisboa foi o primeiro clube rotário em Portugal, tendo recebido a sua Carta Constitucional a 26 de Janeiro de 1926, pelo que neste jantar foi também celebrado o seu 91º aniversário.

Foi uma noite muito agradável, pautada por valores rotários de companheirismo e convivência e que culminou com a habitual troca de lembranças, tendo oferecido ao Companheiro Vítor Pires uma placa alusiva ao lema do Presidente John Germ para este ano rotário: “Rotary a Serviço da Humanidade”, que gentilmente retribuiu com uma medalha da autoria do falecido escultor Soares Branco, que foi sócio do Rotary Club de Lisboa, e também com um catálogo da exposição de pintura que está patente ao público no Palácio Nacional da Ajuda, intitulada “Um Olhar Real. Obra Artística da Rainha D. Maria Pia”.