Visita Oficial do Governador ao Rotary Club de Faro

No passado dia 21 de Fevereiro, realizei a minha Visita Oficial ao Rotary Club de Faro, na qual fui recebido pelo Presidente, Companheiro José Manuel Sosa.

A visita iniciou-se na APPC – Associação Portuguesa de Paralisia Cerebral de Faro, onde fomos recebidos pelo Presidente e pelo Vice-Presidente da Direcção, Engenheiro Carlos Rodrigues e Dr. Paulo Teixeira, respectivamente, que nos fizeram uma visita guiada às várias valências da Instituição, onde testemunhámos a excelência do serviço prestado em cada uma delas. O Rotary Club de Faro tem uma estreita relação de colaboração com a Associação, tendo este ano feito a entrega de uma cadeira de rodas sanitária que foi solicitada pelo de Lar Residencial e Residência Autónoma.

De seguida apresentei cumprimentos na Câmara Municipal, na pessoa do seu Presidente, Dr. Rogério Bacalhau, com quem troquei impressões sobre as necessidades sociais do Concelho e também as parcerias desenvolvidas entre a autarquia e o clube.

Na reunião com o Conselho Director foram abordadas as principais actividades que o clube pretende desenvolver ao longo deste ano rotário, entre as quais a realização de uma palestra com o Dr. Nelson Dias, da Associação In Loco, subordinada à temática “Desenvolvimento social e económico em áreas de baixa densidade”, a entrega aos Bombeiros de S. Brás de Alportel de um kit de primeiros-socorros para animais, que inclui um aparelho de oxigenação e reanimação, equipamento que foi solicitado pelos próprios Bombeiros e ainda desenvolvimento de um projecto em parceria com a Câmara Municipal para a aquisição de óculos para crianças carenciadas do 1º e 2º ciclo do Ensino Básico.

Foram também apresentadas as actividades já realizadas no primeiro semestre, nomeadamente a “Rotary Sunset Boat Party”, cujas receitas reverteram a favor da entrega da cadeira de rodas sanitária na APPC, a realização de um Seminário sobre “Segurança – Impacto do Turismo na Região do Algarve” e a homenagem ao profissional do ano ao Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Faro, José Candeias Neto.

O jantar festivo realizou-se no Hotel Eva e contou com a presença de 60 pessoas, entre os quais companheiros de vários clubes do Algarve: Almancil International, Loulé, Olhão e Tavira, o Presidente da Câmara Municipal de Faro, Dr. Rogério Bacalhau, convidados e amigos.
O momento alto do jantar foi a emblemagem de uma nova sócia, Companheira Sílvia Gonçalves, cuja classificação é Ensino – Educação Especial, que vem assim reforçar o quadro social do clube para os 19 companheiros efectivos, tendo sido a segunda companheira a ser emblemada este ano.

Houve ainda um momento musical protagonizado pelo duo Anticiclone, que abrilhantou aquela que foi uma noite extremamente agradável, sob os ideais rotários de companheirismo e convivência e culminou com a habitual troca de lembranças, tendo oferecido ao Companheiro José Manuel Sosa a placa alusiva ao lema do Presidente de Rotary International, John Germ, para este ano rotário: “Rotary a serviço da Humanidade”.