Visita Oficial do Governador ao Rotary Club de Cascais Estoril

No passado dia 04 de Outubro, realizei a minha Visita Oficial ao RotaryClub de Cascais Estoril, na qual fui recebido pelo Presidente do clube, Companheiro Olívio Dias, pelas 15h00 na Estalagem Muchaxo, no Guincho, para um Welcome Drink.

Seguiu-se uma visita à AISA- Associação de Idosos Senhora da Assunção, criada em 1983 pela população da Malveira da Serra e de Janes, com o apoio da Junta de Freguesia de Alcabideche, que manifestou junto da Câmara Municipal de Cascais a necessidade da existência de um centro de dia para idosos e de equipamentos para apoio à juventude residente no Concelho. Actualmente a Associação dispõe de várias respostas sociais, nomeadamente centro de dia, cantina e apoio domiciliário, sendo que dos seus órgãos sociais fazem parte alguns companheiros rotários. Recentemente, o Rotary Club de Cascais Estoril levou a cabo um projecto que gerou receitas para equipamento desta instituição em prol dos idosos com carências económicas de Cascais.

A reunião com o Conselho Director realizou-se na sede do clube e contou com a presença de 14 companheiros, incluindo dois Past-Governadores, duas Governadoras Assistentes e o Presidente da Comissão de Serviços à Comunidade. Durante a reunião foi apresentado o plano de actividades do clube para este ano rotário, entre as quais: atribuição de três bolsas de estudo para Universitários, realização de uma sessão cultural, colocação do presépio na Vila de Cascais, jornadas da saúde com rastreios visuais, análises e aconselhamento sobre higiene dentária, realização da visita profissional à empresa Sicazal, distribuição de alimentos e roupa na época natalícia, em conjunto com o Rotaract e a Inner Wheel. Foi também abordada a questão do quadro social, tendo o clube neste momento 26 companheiros. No final, fui convidado a assinar o Livro de Honra do Clube.

Após a reunião visitámos o Centro Cultural Rotário, sede do Rotaract Club Cascais Estoril e da Inner Wheel Cascais Estoril, e lá tive a oportunidade de conhecer os projectos dos jovens Rotaractistas de Cascais.

De regresso à Estalagem Muchaxo, inaugurámos uma exposição dos pintores António Loureiro e Gabriela Carvalho, que tem uma componente solidária, uma vez que parte da receita se destina à Erradicação da Polio.

No jantar festivo estiveram presentes 70 convidados, entre os quais companheiros dos clubes de Algés, Lisboa, Lisboa-Belém, Lisboa-Benfica, Lisboa-Estrela, Lisboa-Parque das Nações, Moita, Parede-Carcavelos, Sintra, Maia (Distrito 1970), Tavira, Roménia, Inner Wheel Cascais Estoril, Rotaract Club Cascais Estoril, Lions Club Cascais Cidadela, o Presidente da Associação Portugal Rotário, Past-Governadores, o Companheiro Governador Eleito Afonso Malho, vários membros da equipa distrital e o Director da Câmara Municipal de Cascais.

Durante o jantar, o Companheiro Roberto Carvalho foi distinguido com o Prémio de Rotary International “Avenidas de Serviço” e houve um momento musical protagonizado pelo artista "Só Gonçalo".

Foi uma noite muito agradável, pautada por valores rotários de companheirismo e convivência e que culminou com a habitual troca de lembranças, tendo oferecido ao Companheiro Olívio Dias uma placa alusiva ao lema do Presidente John Germ para este ano rotário: “Rotary a Serviço da Humanidade”, que retribuiu com uma obra da pintora e Companheira Gabriela Carvalho.