Visita Oficial do Governador ao Rotary Club de Carnaxide

No passado dia 19 de Janeiro, realizei a minha Visita Oficial ao Rotary Club de Carnaxide, na qual fui recebido pelo Presidente, Companheiro João Antunes e pela Governadora Assistente dos clubes do grupo 11, Companheira Gabriela Carvalho.

Após um almoço de convívio no Restaurante Caravela de Ouro, em Algés, o período da tarde iniciou-se com uma visita ao marco rotário do Rotary Club de Carnaxide, de onde seguimos para a Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) Projecto Família Global, na Outurela, que tem como missão o apoio social à comunidade, contribuindo para o desenvolvimento da pessoa na sua dimensão humana, social, cultural e profissional, em todas as fases das suas vidas, num ambiente comunitário e familiar e encorajando ao exercício de uma cidadania activa e global. Fomos recebidos pelo Sr. Carlos Martins, Presidente desta IPSS, que nos proporcionou uma visita guiada e explicou o trabalho desenvolvido pela Instituição, que apoia actualmente 316 famílias carenciadas e em situação de exclusão social.

Após esta visita, tivemos também a oportunidade de conhecer uma outra IPSS apoiada pelo clube, a Casa de Betânia, onde fomos recebidos pelo Presidente da Direcção, Sr. Manuel Barroso. A Casa de Betânia acolhe pessoas com deficiência intelectual cujas famílias não podem dar o devido acompanhamento, e pretende criar comunidades de vida, encontrar lugares de formação profissional e laboral, ser uma comunidade cristã, desenvolver um serviço de voluntariado e ainda apoiar e encaminhar, através do centro de recursos sociais, crianças, jovens e adultos portadores de deficiência, sempre com vista à promoção da inclusão na sociedade.

A reunião com o Conselho Director teve lugar na sede do clube, que recentemente foi sujeita a modificações, e nesta reunião foi feito um balanço das actividades já realizadas neste primeiro semestre do ano rotário, sobretudo no que diz respeito ao apoio e colaboração com as duas IPSS visitadas – Projecto Família Global e Casa de Betânia, tendo sido também apresentadas as actividades que ainda serão realizadas até ao final do ano, como a distinção do aluno melhor companheiro da Escola de Carnaxide e elaboração de um pedido de subsídio para atribuição de uma bolsa de estudo.

O jantar festivo decorreu no Restaurante Kalorias e nele estiveram presentes 30 companheiros, em representação dos Rotary Clubs de Algés, Cascais-Estoril, Lisboa-Belém, Lisboa-Benfica, Oeiras, Parede-Carcavelos e Tavira (Distrito 1960) e Maia (Distrito 1970).

O momento alto da noite foi a comemoração do 25º aniversário do Rotary Club de Carnaxide, admitido em Rotary International a 17 de Janeiro de 1992, tendo lido uma mensagem do presidente internacional John Germ e entregue uma placa comemorativa, terminando com o tradicional cantar dos parabéns e o corte do bolo.

Este jantar, que foi a representação do que são os ideais rotários de companheirismo e salutar convivência entre todos, culminou com a habitual troca de lembranças, tendo oferecido ao Companheiro João Antunes a placa alusiva ao lema do Presidente John Germ para este ano rotário: “Rotary a Serviço da Humanidade”, que retribuiu com a oferta de um interessante livro sobre o concelho de Oeiras.