Visita Oficial do Governador ao Rotary Club da Benedita

No passado dia 13 de Outubro, realizei a minha Visita Oficial ao Rotary Club da Benedita, na qual fui recebido pelo Presidente, Companheiro Fernando Maurício e pela Governadora Assistente, Companheira Alzira Henriques, pelas 13h00 no Restaurante Costa Brava.

Após o almoço, apresentei cumprimentos ao Presidente da Junta de Freguesia da Benedita, Dr. João Mateus Luís, com quem tive a oportunidade de trocar impressões sobre a realidade social da Benedita e em que medida o Rotary pode contribuir para a satisfação das necessidades da sua comunidade.

Seguiu-se uma visita guiada às instalações da Icel, S.A, uma indústria de cutelarias reconhecida nacional e internacionalmente, que começou por ser uma empresa familiar, mas que foi crescendo até alcançar a dimensão que tem actualmente, continuando a ser gerida dentro da familia.  Esta foi também uma excelente oportunidade para dar a conhecer o que é o Rotary, as suas acções, ajudas e apoio a nível social. O Presidente do clube informou que a empresa será reconhecida como profissional do ano em Janeiro do próximo ano, e solicitou o apoio para atribuição de uma bolsa de estudo, pedido que foi aceite de imediato.
O administrador da empresa fez questão de oferecer  a toda a comitiva facas ali fabricadas.

A reunião com o Conselho Director realizou-se na sede do clube, que funciona numa antiga escola primária que entretanto foi desactivada e que a autarquia cedeu para as reuniões. O clube apresentou-me as principais actividades que vai levar a cabo ao longo deste ano, que, para além do reconhecimento do profissional do ano, passam também pela organização do Festival Bango, um evento de cidadania e solidariedade, uma vez que a receita reverte para a atribuição de bolsas de estudo a jovens universitários com dificuldades económicas, bem como para apoiar as associações que trabalham com o clube na sua organização. O Rotary Club da Benedita é um clube que trabalha muito no âmbito da comunidade educativa e que tem uma forte ligação com a sua comunidade.

O jantar festivo realizou-se no Restaurante Fortaleza, em Porto de Mós, e nele marcaram presença companheiros dos clubes de Alcobaça, Bombarral, Caldas da Rainha, Moita, Peniche, Porto de Mós, Rio Maior, Tavira, Torres Vedras e o Interact Club da Benedita.
O jantar foi abrilhantado pela actuação do Companheiro António Alves, que brindou os presentes com um maravilhoso momento de canto lírico, e culminou com a habitual troca de lembranças, tendo oferecido ao Companheiro Fernando Maurício a placa com o lema do Presidente John Germ para este ano rotário “Rotary a Serviço da Humanidade”.