Visita Oficial do Governador ao Rotary Club de Almada

No passado dia 15 de Fevereiro, realizei a minha Visita Oficial ao Rotary Club de Almada, na qual fui recebido pelo Presidente, Companheiro Manuel Augusto Silva.

Após uma interessante visita ao Cristo Rei, ex-libris da cidade, e ao Museu de Almada, seguimos para o Centro Juvenil e Comunitário Padre Amadeu Pinto, uma Instituição gerida por Padres Jesuítas, onde fomos recebidos pelo Padre Gonçalo Machado. O Rotary Club de Almada desenvolve um projecto de apoio a esta Instituição, um projecto a três anos que consiste na recolha de crianças após o horário lectivo, para que elas possam ter um espaço para estudar mas também para realizar actividades lúdicas após as aulas. Estas crianças são provenientes de famílias pouco estruturadas, e por isso o objectivo deste espaço é melhorar o aproveitamento escolar das crianças e criar condições para o desenvolvimento da comunidade, o que vai de encontro aos princípios básicos do movimento rotário, de educação, alfabetização e serviço à comunidade.

Seguimos depois para a Fragata Dom Fernando II e Glória, onde fomos recebidos pelo Comandante Rocha Abreu, ex-companheiro do clube, que nos fez uma interessante visita guiada pela embarcação. A reunião com o Conselho Director realizou-se na Sala de Oficiais da Fragata, teve início pelas 18h30, e nela foram abordadas questões relacionadas com os principais projectos do clube para este ano rotário, nomeadamente: atribuição de duas bolsas de estudo, uma delas a um aluno da Escola Secundária Emídio Navarro (bolsa de estudo Ricardo Almeida, Companheiro Past-Governador do clube) e outra a uma aluna do Ensino Superior; realização de um ciclo de conferências públicas intitulado “Um olhar sobre Almada”; realização de um concerto solidário para angariação de fundos para o projecto do Centro Juvenil e para a Unidade de Cuidados Paliativos do Hospital Garcia de Orta; instituição de um concurso de ideias em homenagem ao Companheiro José Luís Amaro Lopes, que será atribuído ao melhor projecto apresentado pelos estagiários de Arquitectura da Câmara Municipal de Almada, e, por fim, criação de um clube Interact, que estará concluída até ao final deste ano rotário.

O jantar festivo realizou-se na Fragata e foi gentilmente servido pela Messe de Cascais. Nele estiveram presentes 60 convidados, entre os quais companheiros dos Rotary Clubs de Algés, Barreiro, Bombarral, E-club Portugal D1960, Lisboa-Belém, Lisboa-Estrela, Lisboa International, Lisboa-Parque das Nações, Loures, Moita, Montijo, Palmela, Portela, Setúbal e Tavira (Distrito 1960) e Maia (Distrito 1970).

O jantar foi repleto de momentos altos: o Comandante Rocha Abreu proferiu uma interessante palestra intitulada “Vida e Viagens da Fragata Dom Fernando II e Glória”, o Companheiro Past-Governador António Mendes, do Rotary Club anfitrião, entregou um emblema Paul Harris Fellow ao seu irmão e houve ainda o momento Polio, tendo o Companheiro Presidente Manuel Augusto Silva emblemado todos os presentes com o pin da Polio, convidando-os a ser embaixadores desta causa.

Foi uma noite extremamente agradável, sob os ideais rotários de companheirismo e convivência, que culminou com a habitual troca de lembranças, tendo oferecido ao Companheiro Presidente a placa alusiva ao lema do Presidente de Rotary International, John Germ, para este ano rotário: “Rotary a serviço da Humanidade”.