Rotary Club de Portalegre entregou o Prémio José Régio

O Rotary Club de Portalegre (D1960) e o Rotary Club de Vila do Conde (D1970) instituíram o “Prémio José Régio”, em homenagem ao grande vulto e figura ímpar da cultura portuguesa que nasceu em Vila do Conde e viveu grande parte da sua vida em Portalegre, prémio que é atribuído anualmente ao melhor aluno da disciplina de Português do 12º ano de cada cidade.

Este ano, a comemoração e a entrega do prémio aconteceu em Vila do Conde, no dia 17 de Setembro, data em que se assinalaram os 115 anos do nascimento de José Régio, numa cerimónia que decorreu na Biblioteca Municipal e na Casa do escritor e que contou com a presença da Presidente da Câmara Municipal de Vila do Conde, Dr.ª Maria Elisa Carvalho Ferraz, tendo sido distinguidas as alunas Joana Isabel Ventura Cortes, de Portalegre, e Cristiana Rodrigues Calçada, de Vila do Conde.

Este tipo de reconhecimento a jovens das comunidades enquadra os princípios e espírito do movimento rotário, que relativamente às novas gerações se propõe ajudar na formação dos líderes de amanhã, dando assim o seu modesto contributo para um mundo melhor e mais equilibrado, onde se reconheçam valores essenciais como a ética, a solidariedade e a tolerância, fundamentos para uma nova liderança social e base para uma nova organização do trabalho.

Este evento constituiu mais uma jornada de companheirismo e amizade no âmbito da família rotária, com o objectivo de reconhecer e estimular o mérito escolar das novas gerações em prol de um futuro melhor, e ainda para fortalecer os laços de união entre as duas cidades ligadas entre si por José Régio, figura incontornável da cultura portuguesa.

Nesta homenagem às duas jovens, o Rotary Clube de Portalegre fez-se representar por uma embaixada liderada pelo seu Presidente, Companheiro Eduardo Relvas, que acompanhou a Joana e os seus pais, irmãos e avós.