Seminário Regional da Comissão Distrital Desenvolvimento Quadro Social e Expansão em Carcavelos

Convite

Caras Companheiras e Companheiros Presidentes de Clube em 2016-2017,

No decurso de um ano rotário há um determinado calendário de eventos a cumprir, alguns deles de natureza “obrigatória”, conforme recomendado por Rotary International.
De entre esses eventos, destacam-se, pela sua importância, os Seminários sobre a Rotary Foundation e o Desenvolvimento do Quadro Social e Expansão.
À semelhança do ano transacto (com resultados muito animadores), resolvemos facilitar a vida a todos os dirigentes dos clubes rotários, promovendo a racionalização de custos e de tempo empregue na frequência a estas acções de formação, obstáculos normalmente apontados pelos nossos companheiros para a sua ausência, situação que gostaríamos de continuar a contrariar.
Assim, as Comissões Distritais da Rotary Foundation (CD-RF) e do Desenvolvimento do Quadro Social e Expansão (CD-DQSE) decidiram organizar Seminários Regionais conjuntos, com vantagens significativas, nomeadamente:
• Um dia inteiro de formação rotária, em dois dos “temas” mais importantes e sensíveis para o futuro do nosso movimento. Apenas uma deslocação, com a vantagem de vários elementos do clube poderem assistir às duas áreas de intervenção rotárias;
• Pelo facto de serem Seminários Regionais, reduz tempo de deslocação e custos associados, para além de “aproximar” os clubes para o desenvolvimento de acções concertadas.
Para essas acções de formação e liderança, os Clubes Rotários do Distrito 1960 vão ser chamados a indicar companheiras e companheiros específicos que se enquadrem no perfil determinado para cada acção.

Por isso, caro ou cara Presidente, para além da sua participação, pedimos o seu empenho no sentido de se fazer acompanhar e assim representar condignamente o seu Clube nestas acções de formação, pelos membros que do seu ponto de vista estejam em melhores condições para liderar o clube no futuro próximo e que estejam empenhados em aprofundar estas temáticas do Quadro Social do Clube e da Rotary Foundation. Mais concretamente (e se ainda não o fez) pedimos que nomeie especificamente um(a) companheiro(a) responsável por cada uma destas áreas, por um período (desejavelmente) de 3 anos, com vista a assegurar uma saudável lógica de continuidade e um planeamento eficaz, numa perspectiva de visão estratégica que decerto conduzirá a um fortalecimento do seu clube a curto e médio prazo.
Para estas acções de formação e liderança cada clube deverá pois estar representado por 3 elementos, chamando entretanto a atenção que, para aceder aos subsídios da rotary Foundation, os clubes deverão estar “Qualificados”, sendo uma das premissas para essa atribuição a presença no respectivo seminário regional da rotary Foundation.
O calendário previsto para as acções de formação e liderança, na temática Quadro Social e da Rotary Foundation, é o seguinte:
• 24 Setembro – Vilamoura (Clubes do Algarve, dos Grupos 19, 20 e 21);
• 08 Outubro – Carcavelos (Clubes da Grande Lisboa, margem Sul Tejo e Alentejo, dos Grupos 9, 10, 11, 12, 13, 14, 15, 16, 17 e 18);
• 19 Novembro – Peniche (Clubes da Região Centro, Oeste, Ribatejo e a Norte de Lisboa, dos Grupos 4, 5, 6, 7 e 8).
Nota: Os Clubes das Regiões Autónomas (Grupos 1, 2 e 3), poderão assistir a qualquer dos Seminários Regionais, estando em estudo a realização de Seminários nas respectivas Regiões.
Estes Seminários terão a duração de 1 dia inteiro, com almoço (rápido...) e os respectivos Programas serão entretanto anunciados pelos meios de divulgação do Distrito. Apenas lhe pedimos para já que reserve o dia respectivo na sua agenda e que convide os seus companheiros dirigentes de clube a fazer o mesmo.
O Governador Assistente para o seu Clube e as Comissões Distritais do Desenvolvimento do Quadro Social e Expansão e da Rotary Foundation ficam entretanto à sua inteira disposição para quaisquer esclarecimentos sobre este assunto.
Contamos convosco! Só com formação e planeamento é possível termos clubes fortes e reconhecidos na comunidade.
Os velhos problemas já não se resolvem com as velhas fórmulas. Resolvem-se isso sim, com novas atitudes, com novas ideias, porque novas são também as exigências da sociedade.
Um abraço fraterno e as mais calorosas saudações rotárias
José Coelho e Vitor Cordeiro
Faça download: