Rotary Club de Abrantes homenageou Tenente-Coronel Zagalo

No dia 26 de Agosto, o Rotary Club de Abrantes organizou um jantar de homenagem ao Tenente-Coronel Paulo de Jesus Pereira Zagalo, no qual estiveram presentes companheiros, familiares e amigos.

O homenageado agradeceu ao Rotary Club de Abrantes, embora na sua opinião, “nada tivesse feito em termos individuais para merecer este acto”, pois considerou que toda a sua acção na comunidade foi “o cumprimento de uma missão”. Para além disso, o Tenente-Coronel Paulo Zagalo sublinhou que o relacionamento com a comunidade é algo que diz bastante a todos os militares, cuja missão é servir, sendo o Exército “uma instituição dos portugueses e para os portugueses”.

Comandante do Núcleo Preparatório do Regimento de Apoio Militar de Emergência (NPRAME) desde a sua fundação, em Outubro de 2013, o Tenente-Coronel Paulo Zagalo tem tido um grande envolvimento nas actividades desenvolvidas pelo Rotary Club de Abrantes, com especial destaque para os cursos de liderança RYLA, uma iniciativa que conta já com sete edições e envolve dezenas de jovens.

Em 1995 foi colocado por opção na Escola Prática de Infantaria, tendo regressado à Escola Prática de Cavalaria no ano de 2008, para desempenhar funções de Chefe da Secção de Operações, Informações e Segurança, Comandante do Grupo de Formação e Director de Formação. Entre 2011 e 2013 foi segundo Comandante da Escola Prática de Cavalaria e entre Março e Setembro de 2013 Comandante em exercício de funções.

Com dez louvores, cinco referências elogiosas e nove condecorações, do seu vasto currículo como militar constam o Mestrado em Ciências Militares pela Academia Militar; o curso Military Police Advanced Course, nos Estados Unidos; a promoção a Major, no ano de 2000; o desempenho das funções de Adjunto da Repartição de Pessoal no Estado-Maior-General das Forças Armadas entre 2002 e 2005 e a promoção a Tenente-Coronel, em 2005. O Tenente-Coronel Paulo Zagalo tem experiência em Quartéis-Generais Internacionais, como por exemplo em Itália e na Bósnia-Herzegovina, participa de forma activa em grupos de trabalho nacionais e internacionais, é autor e co-autor de vários trabalhos publicados em revistas nacionais e conferencista convidado para seminários sobre “Segurança e Defesa”.

Na sua intervenção, a Presidente do Rotary Club de Abrantes, Joana de Faria Maia, descreveu o homenageado como “um homem grande, um homem especial”, acrescentando: “fomos descobrindo as suas qualidades ao longo das parcerias e cooperações com o NPRAME. Percebemos as suas capacidades de liderança, de amizade e de oferta da disponibilidade para o outro. Em suma, os princípios pelos quais nos norteamos”, concluiu.