Rotary Club de Abrantes organizou VII Curso de Liderança

O Rotary Club de Abrantes, em parceria com o Núcleo Preparatório do Regimento de Apoio Militar de Emergência (NP/RAME), organizou entre os dias 1 e 6 de Setembro, o VII Curso de Liderança.

Estes Cursos destinam-se a jovens dos 17 aos 22 anos, raparigas e rapazes, sendo que este ano o curso contou com a participação de 13 raparigas e 18 rapazes. Até este ano, as sete edições dos Cursos de Liderança do Rotary Club de Abrantes foram frequentadas por 189 jovens oriundos não só de Abrantes, como também de Concelhos limítrofes, Sardoal, Mação e Constância, e outras regiões do país, nomeadamente Portalegre, Setúbal, Cascais, Entroncamento, Lisboa e Figueira da Foz.

Os objectivos deste Curso são: “complementar e valorizar a formação cívica dos jovens da comunidade, sensibilizando-os e motivando-os para os temas da liderança e iniciando-os no desenvolvimento das capacidades pessoais de liderança, indispensáveis ao sucesso da sua futura inserção no mundo do trabalho” e também “desenvolver no seio da comunidade, principalmente entre os jovens, o conhecimento do Movimento Rotário Internacional, bem como o conhecimento da Estrutura Militar, da Carreira Militar e a sua importância para o país e também estimular de forma organizada o companheirismo entre os jovens”.

O Curso de Liderança tem duas componentes, uma componente teórica e uma componente prática. A componente teórica é composta por palestras subordinadas a diversas temáticas, nomeadamente: Conhecer Rotary, Caracterização do Contexto Militar, Processo de Tomada de Decisão, Gestão da Liderança, Motivação, Como Falar em Público com Sucesso, Dinâmica de Grupos e Gestão do Stress. Estas palestras são feitas por Companheiros do Rotary Club de Abrantes, Interact Club de Abrantes, Rotaract Club de Abrantes, Oficiais do NP/RAME, Professores da Academia Militar, Técnicos do Centro de Psicologia Aplicada do Exército e Professores da Escola Superior de Tecnologia de Abrantes – Instituto Politécnico de Tomar.

Na parte prática do Curso, que é a de maior duração, são realizadas “Provas de Situação”, ou seja, provas nas quais cada equipa de alunos (três ou quatro equipas por curso) liderada por um deles, em rotatividade, tem que realizar tarefas com vista a atingir determinados objectivos que permitam uma avaliação da liderança que é analisada no final da prova por todos os elementos da equipa. Há provas diurnas e nocturnas e ainda um bivaque, acampamento, onde são ministradas e utilizadas Técnicas de Sobrevivência (pernoita, alimentação, segurança, liderança).

No último dia do Curso foi feita uma visita a duas empresas da região que são líderes na sua actividade e são dirigidas por administrações que também são líderes na respectiva área. Trata-se da empresa SOFALCA – Sociedade Central de Produtos de Cortiça, Lda. e a PEGOP, Energia Eléctrica S.A. Depois destas visitas, foi feita juntamente com os alunos uma avaliação geral do Curso, comparando as expectativas iniciais com as opiniões finais dos alunos.

Ao fim do dia realizou-se o Encerramento do Curso, que consiste num jantar com os alunos, familiares, formadores do curso, representantes de entidades que o apoiam, representantes do NP/RAME, do Rotary Club de Abrantes e de outras entidades como a Fundação Rotária Portuguesa e a Governadoria e de uma Cerimónia de Encerramento.

Nesta Cerimónia foram distribuídos os Diplomas aos alunos, dos quais constam a frequência e as horas do curso descriminadas por palestras e provas de situação, sendo também atribuídos diplomas de participação aos Formadores do Curso, militares e civis.

O VII Curso teve a honra da visita do Governador Abílio Lopes, e da sua esposa, Companheira Isabel Lopes, que no dia 5 de Setembro tiveram a oportunidade de assistir a provas de equitação e ainda de conversar com os alunos do Curso. Este foi um dos pontos altos do Curso, até por ter sido a primeira vez que um Governador do Distrito 1960 visitou esta actividade do Rotary Club de Abrantes.

Os Cursos tiveram início em 2010 e foram da iniciativa de companheiros do Rotary Club de Abrantes, em conjunto com o comando da então Escola Prática de Cavalaria, sediada em Abrantes. Quando esta Escola foi extinta, o clube passou a fazer a parceria com a unidade militar que a substituiu nas instalações de Abrantes, o NP/RAME.

Inicialmente, o Curso começou por ter uma duração de apenas quatro dias, mas com a experiência e com a análise pormenorizada de cada curso, chegou-se à forma actual: seis dias de duração, com entrada numa Quinta-feira de manhã, pelas 8h30, e saída na Terça-feira seguinte, às 22h30.

Os jovens para os Cursos são “recrutados” junto dos Agrupamentos Escolares de Abrantes, Mação e Sardoal, dos companheiros do Rotary, do Interact e do Rotaract Clubs, dos bolseiros da Fundação Rotária Portuguesa propostos pelo Rotary Club de Abrantes, pelos patrocinadores de bolsas, entre os quais a Câmara Municipal de Abrantes, que também apoia a realização dos Cursos.

De todos os cursos têm sido feitos registos em vídeo e em fotografia que são espólio valioso do Club e da Unidade Militar, para além dos alunos de cada curso que têm acesso a todas as fotografias e a um resumo das actividades filmadas. Os formadores têm acesso aos vídeos das palestras que realizaram, sobretudo para auto-avaliação.

Estando neste momento a decorrer uma nova fase de mudança da unidade militar sediada em Abrantes, o clube aguarda pelo Comando desta nova unidade para avaliar a possibilidade da continuação desta actividade em Abrantes, havendo já alternativas em outras unidades militares na região.

Por fim, é de salientar que Rotaract e o Interact Clubs de Abrantes nasceram a partir da iniciativa de jovens que frequentaram os cursos, embora sejam também constituídos por jovens que não os frequentaram.