Rotary Club de Sintra organizou palestra sobre Geriatria

 

No dia 6 de Março o Rotary Club de Sintra levou a efeito a sua reunião mensal de jantar, desta vez com uma palestra alusiva ao tema “Geriatria e Prevenção. Cuidados e Perspetivas Futuras” proferida pela Dr.ª Heidi Gruner.

A oradora, especialista em Medicina Interna e Competência em Geriatria, Assistente do Quadro do Hospital Curry Cabral, teceu no início da sua exposição oportunas considerações  sobre a actual composição afunilada da pirâmide etária portuguesa, bem como do crescente aumento da esperança de vida, que atinge os 78,5 anos para o sexo masculino e os 83 para o sexo feminino.

Referiu que a Geriatria não e uma doença ou um mal, devendo antes ser encarada ou entendida como um “Estado de Vida”, que terá que ser vista como normal nas idades seniores. Os associados sintomas, desde que acompanhados e tratados desde o início, ajudarão  a vivência de um futuro sem problemas de maior.

A Dr.ª Heidi Gruner mencionou, ainda, o facto de a população senior ser cada vez mais numerosa, e por tal motivo a questão que se irá colocar às Instituições  Hospitalares será de fazer um rastreio eficiente e meticuloso e cuidar em particular dos pacientes que se encontrem mais fragilizados.

A dissertação feita num tom jovial e acessível prendeu a atenção da audiência, que no final lhe formulou algumas perguntas refletindo a plena aceitação e atualidade sobre o teor da palestra.