Projeto "Dê uma tampa à indiferença" do Rotary Club de Sintra serviu de inspiração a Rotary Clubs da Alemanha

Foi com imenso regozijo e orgulho que o Rotary Club de Sintra recebeu, em meados de Março, um email referindo que alguns Clubes da Alemanha estavam a patrocinar um Projeto em tudo semelhante ao Projeto “Dê uma Tampa à Indiferença”.

Membros Rotários de três Clubes do DR 1940 e um do DR 1950 estiveram presentes na Convenção Rotária de 2014, realizada em Lisboa, tendo tido a oportunidade de, na Casa da Amizade, visitar o stand do Rotary Club de Sintra.

No email, referem que o seu Projeto começou a ser idealizado ao presenciarem o citado stand onde “eles recolhem tampas de garrafas para o seu Projeto para entrega de Cadeiras de Rodas”. Os cinco Companheiros alemães “acharam o Projeto fantástico” pensando, de imediato, como implementá-lo na Alemanha e nos obstáculos a ultrapassar para o pôr de pé. Até este momento já conseguiram recolher cerca de 150.000 Kg de tampas, tendo envolvido a população do norte da Alemanha, onde se situam os 800 pontos de recolha. A sua perspetiva futura será a dos valores virem a crescer devido ao facto de Escolas, Infantários, Restaurantes, Pequenas e Médias Empresas estarem já a colaborar, para além de pessoas da Suíça e Áustria que estão também a apoiar o Projeto.

Por fim, felicitando e congratulando o Rotary Club de Sintra, referem que “o Projeto nunca teria sido possível nem teria sido criado se a Convenção 2014 não se tivesse realizado em Lisboa e se o Rotary Club de Sintra não tivesse apresentado o seu projeto na Casa da Amizade”.

O Rotary Club de Sintra sente-se, desta forma, incentivado e estimulado a prosseguir e incrementar o Projeto “Dê uma Tampa à Indiferença”, cujo objetivo principal tem em vista o poder proporcionar  aos portadores de deficiências de locomoção uma vida mais agradável,  atenuando ou minimizando os seus problemas físicos. Torna-se gratificante e reconfortante quando alguém ou um outro Club reconhece, cita, desenvolve ou executa ideias e projetos que viram, presenciaram ou apreenderam algures. Contudo não é comum referirem-se ao momento, local ou Club  onde beberam a inspiração, ocultando, na maioria dos casos, a sua origem ou proveniência.

O Rotary Club de Sintra, por elementar justiça, irá fazer uma citação específica a este email que encheu de júbilo os seus Sócios, aquando da entrega da milésima Cadeira de Rodas, aprazada para o dia 17 de Junho de 2017.