Rotary Club de Lisboa-Benfica organizou palestra sobre sindicalismo

No passado dia 21 de Março, o Rotary Club Lisboa-Benfica organizou mais um jantar/palestra, excepcionalmente no Hotel Radisson Blu Lisboa. Foi palestrante o Dr. Paulo Gonçalves Marcos, Presidente da Direcção do Sindicato dos Quadros e Técnicos Bancários, que escolheu o aliciante título “Lusitânia, a nova região do Império. Ou a História repete-se, 2000 anos depois” e mais especificamente como subtítulo “Como os ditames do BCE e a União Bancária (imperfeita) reconfiguram economias e transformam países em protectorados, alteram a estrutura nas economias nacionais e regionais e o perfil de emprego de cada país”.

Na sua intervenção, o Dr. Paulo Marcos apresentou-se como um sindicalista que defende que o sindicato deve assumir um papel de parceiro na gestão e modernização das empresas num contexto europeu. Adepto do sistema de cogestão alemã, defendeu que só com sindicatos fortes e exigentes, Portugal pode ter trabalhadores com direitos e condições económicas semelhantes aos outros países europeus.
Como acontece normalmente, após a palestra, seguiu-se um animado período de perguntas e respostas.

Salienta-se que neste evento se registou um significativo número de participantes não rotários, que se deveu a uma ampla divulgação nas redes sociais, nomeadamente facebook e linkedin. Outro aspeto inovador foi a transmissão em directo da palestra no facebook, que já teve cerca de três mil visualizações.