Rotary Club de Sintra recebeu Dr. Octávio Ribeiro para palestra sobre Comunicação social

No dia 29 de Maio o Rotary Club de Sintra realizou o seu habitual jantar com uma palestra subordinada ao tema “A Importância da Comunicação Social Nos Sistemas Democráticos”, proferida pelo Dr. Octávio Ribeiro, Director do Correio da Manhã e da CMTV.

No início da sua dissertação referiu-se aos princípios e valores que todos os envolvidos no fenómeno jornalístico devem ter em mente quando noticiam ou informam o público, nomeadamente isenção, credibilidade, transparência, verdade, simplicidade, confiança, e  ética.

Em seguida mencionou as dificuldades que os Órgãos de Comunicação Social atravessam no momento actual, para manter as tiragens e o interesse do público no âmbito da comunicação quer escrita, quer falada, quando estão a aparecer novas formas de divulgação de “notícias” postas a circular, em redes sociais, sem se saber a veracidade e a verosimilhança das mesmas.

Profundo conhecedor da actividade jornalística e dos seus meandros, facto que transpareceu durante a sua exposição, respondeu ainda de forma clara e objectiva às pertinentes questões que lhe foram colocadas.

Em resumo, uma excelente sessão rotária de convívio, amizade e aprendizagem ou aprofundamento de conhecimentos.