Rotary Club de Lisboa-Estrela assinalou 25 anos de existência e homenageou o Profissional do Ano

O Rotary Club Lisboa-Estrela celebrou o seu 25º aniversário no passado dia 22 de Maio, num jantar que contou com 102 participantes no restaurante El Bulo Social Club, do chef Chakall, que foi agraciado com o reconhecimento de profissional do ano rotário 2016/17.

O Rotary Club Lisboa-Estrela foi o primeiro clube rotário, em Portugal, a admitir mulheres para o seu quadro social, o que significa 25 anos de Rotary no feminino, tendo sido, sempre, um clube com paridade de género.

O programa iniciou-se com o concerto de Primavera com o  programa Sud América de Lino Florenzo, com tempo de Cha-cha-cha, de valsa e de samba, tocado pelo Quarteto de Saxofones do Conservatório Nacional. Este concerto integra-se no programa, iniciado há 16 anos pelo Rotary Club Lisboa-Estrela, de organização de quatro concertos de música clássica por ano (um em cada estação do ano), associados a jantares festivos comemorativos de acontecimentos de relevante significado rotário. No preço do jantar é  incluída uma pequena verba destinada à constituição de um fundo para bolsas de estudo a atribuir a alunos de elevado mérito da Escola de Música do Conservatório Nacional. Este programa permitiu ao longo da sua existência  atribuir 142 bolsas de estudo a alunos da Escola de Música do Conservatório Nacional, que assim puderam frequentar Cursos de Verão e Master Classes no país e no estrangeiro, com excelentes resultados para o respectivo  aperfeiçoamento musical e artístico.

Estiveram presentes companheiros dos clubes de Algés, Almada, Cascais-Estoril, Lisboa, Lisboa- Benfica, Lisboa-Centro, Lisboa-Lumiar, Lisboa Norte, Lisboa-Oeste (clube padrinho), Lisboa Olivais, Loures, Moita (Governador eleito, Companheiro Afonso Malho), Peniche, Sintra e Torres Vedras; 24 Companheiros dos 33 do Rotary Club Lisboa-Estrela, entre os quais 9 fundadores do Clube e 2 Companheiros honorários; representantes das organizações parceiras do Clube nos seus diversos projectos, familiares e amigos, numa festa de grande companheirismo e amizade.

No presente ano, o clube decidiu atribuir o Reconhecimento de Profissional do ano ao chef Chakall porque a mesa e a gastronomia são importantes elementos para o fortalecimento de laços de companheirismo e amizade, pilares do nosso movimento rotário.

A história do Clube foi lida num verso da autoria da Companheira Luísa Mateus da Silva  e cada companheiro mereceu ainda uma quadra da Companheira Maria Joaquim Coelho da Mota, a primeira mulher presidente de um Clube Rotário em Portugal. O Companheiro Luís Miguel Rosa Dias, o primeiro presidente do clube, também se dirigiu aos presentes numa locução bem-humorada.

O Governador Assistente, Companheiro Mário Gomes, leu uma mensagem do Governador Abílio Lopes (ausente no estrangeiro) e do Presidente de Rotary Internacional. A Companheira Mara Duarte, Governadora Indicada, também dirigiu umas palavras, bem como o Companheiro Afonso Malho, Governador Eleito e os Companheiros do clube padrinho, Lisboa-Oeste e do Lumiar, que realizaram a sua reunião nesse dia.

Foi uma reunião de memórias, afectos, amizade e a olhar para o futuro, pois o Rotary Club Lisboa-Estrela quer continuar a fazer a diferença.