Rotary Club de Lisboa-Estrela organizou palestra com o presidente da Confederação do Comérico e Serviços de Portugal

No passado dia 19 de Junho, o Dr. José António Cortez, economista e director executivo da CCP (Confederação do Comércio e Serviços de Portugal) introduziu o tema " Distribuição de rendimento, classes médias e coesão social", numa palestra organizada pelo Rotary Club de Lisboa-Estrela.

A palestra iniciou-se com um enquadramento histórico sobre o conceito de classe média e de como a industrialização, terciarização e, actualmente, a era digital, influenciam as suas fronteiras e valores.

Ainda foi abordada a questão da mobilidade social através das qualificações e de como a partir da crise de 2008 se assistiu ao seu empobrecimento.

A classe média está a deixar de ser um elemento de coesão social e a sua deriva nos valores tem implicações a nível da democracia. Analisaram-se os perfis dos votantes nas eleições americanas e francesas, quer a nível da classe de rendimentos, quer de qualificações, para melhor se entender o fenómeno do populismo.

Seguiu-se um interessante debate.