Projeto dos Cônjuges - Entrega de Certificados de reconhecimento no Alto Alentejo

No dia 2 de Fevereiro foi feita a apresentação de cumprimentos e a entrega de certificados de reconhecimento pela participação ativa no Projeto dos Cônjuges, “Mames e Mininus”, a quatro entidades/pessoas do Alto Alentejo: Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Alter do Chão, Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Alter do Chão (na pessoa da sua Directora, Dr.ª Conceição Matos), Isidro António Monho Santos e Regina Maria Reisinho Pinheiro.

Esta participação foi promovida pela Companheira Manuela Branco, sócia honorária do Rotary E-club Portugal D1960, que estabeleceu os contactos, tendo promovido, no início do ano letivo, uma reunião de apresentação do projeto na comunidade escolar, na qual marcaram presença pais, alunos, professores e entidades convidadas, e que foi feita pela Companheira Mariana Reis, do Rotaract Club de Lisboa.
Os kits de parto, as latas de leite em pó e de leite condensado resultantes desta colaboração foram entregues no dia 24 de Janeiro, por ocasião da Visita Oficial do Governador Abílio Lopes ao Rotary E-club Portugal D1960.

No âmbito da Saúde Materno-Infantil, o “Projeto dos Cônjuges”, da Companheira Maria Isabel Lopes, esposa do Governador do Distrito 1960 Abílio Lopes, para este ano rotário 2016/2017 denomina-se “Mames e Mininus” e tem como propósito a diminuição do índice de mortalidade dos recém-nascidos e das jovens mães do distrito de Lembá (o segundo maior distrito da Ilha de S. Tomé e Príncipe), dotando-as também de mais e melhores conhecimentos sobre higiene, alimentação e saúde materno-infantil.

O projeto tem duas vertentes essenciais: a entrega de kits de parto, de assistência ao parto e aos recém-nascidos, e a criação de um banco de leite para bebés e crianças, e para isso é necessária a ajuda e a colaboração de todos os clubes do Distrito 1960, do Rotaract e do Interact. Por isso, abra os braços a este desafio, concretizando o lema do fundador Paul Harris: “o Rotary é a porta para a Amizade. Vamos mantê-la aberta para todos os Povos”.