Rotary Club Lisboa-Benfica organizou um jantar palestra sobre o matemático Pedro Nunes

No passado dia 29 de Novembro, decorreu no Lisbon Marriott Hotel mais um jantar/palestra, organizado pelo Rotary Club de Lisboa-Benfica. Foi palestrante a Dr.ª Teresa Lopes Pereira, licenciada em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e Mestre em História Medieval pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, a que continua ligada através do Instituto de Estudos Medievais (IEM).

A palestrante tem empreendido trabalhos de investigação no âmbito da História Medieval e do início da Idade Moderna, dos quais resultou um conjunto significativo de publicações, dais quais se destacam «Pedro Nunes, em busca das suas origens», «Os Cavaleiros de Santiago em Alcácer do Sal» e «Alcácer do Sal na Idade Média». Escolheu falar sobre Pedro Nunes, cuja vida investigou, por se tratar de um grande cientista português do séc. XVI, muito reconhecido não apenas em Portugal, mas também em toda a Europa.

A apresentação focou a cronologia de Pedro Nunes, desde o seu nascimento até à sua morte, passando pelos estudos universitários em Salamanca, o seu regresso a Portugal, onde a sua actividade foi exercida entre a Universidade e a Corte, tendo sido nomeado cosmógrafo-mor.

O entusiasmo e conhecimento profundo sobre o tema demonstrados pela Dr.ª Teresa Lopes Pereira cativaram os presentes, que ficaram satisfeitos por mais um momento cultural, inserido num espírito de amizade e companheirismo rotário.