Frick Collection
Frick Collection é um Museu de arte localizado em Manhattan, Nova Iorque, Estados Unidos. Ocupa o antigo Henry Clay Frick House, foi desenhado por Thomas Hastings e construído em 1913-1914. John Russell Pope alterou e ampliou o edifício na década de 1930 para adaptá-lo e para o usar como uma instituição pública. Abriu ao público em 16 de Dezembro de 1935.
Frick foi construído numa altura em que quase todos os edifícios na Quinta Avenida acima 59th Street era uma mansão privada, com alguns clubes privados e um hotel. Em meio dessa riqueza, fica Henry Clay Frick.
A casa estava entre os mais opulentos edifícios, com jardins privados na frente Avenida e um pátio interior. A casa vale a pena visitar independente da coleção.
Frick é um dos mais proeminentes pequenos museus de arte nos Estados Unidos, com uma coleção de muito alta qualidade de velhos mestres de pintura e móveis finos, alojados em 6 galerias dentro o anteriormente ocupada residencial mansão. Os quadros em muitas galerias ainda são organizados de acordo com o projeto de Frick, embora obras complementares que foram compradas pela coleção Frick ao longo dos anos de forma considerada para corresponder com a estética da coleção.
A coleção apresenta algumas das pinturas mais conhecidas por grandes artistas europeus, como também a numerosas obras de escultura e porcelana. Dispõe também de mobiliário francês do século XVIII, esmalte de Limoges e tapetes orientais. Após a morte de Frick, sua filha, Helen Clay Frick, expandiu a coleção, com um terço de suas obras de arte adquiridas desde 1919. O Frick também supervisiona a biblioteca de referência de arte nas proximidades do Frick.