Espanha Europa

Palau de les Arts

Inaugurado em 8 de outubro de 2005, o edifício principal da Palau de les Arts Reina Sofia, posa com uma dupla finalidade: construir uma audiência e configurar um marco urbano que, por sua vez, é implementado em uma área urbana como um dinâmico e consolidador do local.

Inovadora arquitetura deste edifício de 37.000 metros quadrados e uma altura de 70 metros e quatro espaços públicos diferentes de casas de ópera, teatro e música, surpreende com sua multiplicidade de ambientes. Ele tem plataformas em diversas alturas com passagens e vegetação, que são acessados por elevadores panorâmicos e escadas localizadas dentro de caixas de metal em ambos os lados do edifício.

A forma total do edifício é lenticular desenvolvida sob uma jaqueta ou caneta de aço, com dois suportes, um na sua extremidade ocidental e correndo pelo lado leste do cantilever completamente coberto. O material por excelência é o concreto branco como parte de grandes suportes estruturais do edifício, enquanto o ‘trencadís’ é o segundo material mais utilizado.

A capa é a mais representativa, bem como o seu rigor geométrico e estrutural, contendo uma grande carga de expressão plástica e a intenção que faz a natureza artística das atividades de dentro para fora.

A tampa ou a ‘caneta’ é o elemento estrutural mais dramático, com 230 metros de comprimento e mais de 70 m de alta como as duas ‘conchas’, que abraçam o exterior do edifício, são feitas de aço com um peso aproximado de 3.000 toneladas. Revestido na parte externa com telha (trencadís). As dimensões máximas do envelope do edifício, tendo em conta as formas curvas que o formam são 163 m de comprimento e 87 metros de largura.

 

(c) images Joseaperez