Iniciativa do Rotary Club da Feira: Prémios Rotary melhores alunos '16 distinguiu mérito dos melhores alunos

O Rotary Club da Feira promoveu a Gala Prémio Rotary Melhores Alunos’16. O evento que cumpriu a 15.ª edição, decorreu em parceria com a Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, envolveu toda a comunidade escolar e visou promover o mérito dos «alunos do ensino regular e profissional, no nono, décimo segundo e de grau de licenciatura dos estabelecimentos de ensino privados e públicos do nosso concelho, relativamente ao ano lectivo de 2015/2016», explicou o clube rotário.

Na sessão também os professores destes alunos foram «alvo de reconhecimento, pretendendo-se de uma forma global e juntando todas as partes interessadas, incentivar a melhoria da qualidade do ensino».

A gala decorreu no auditório da Bibliotecas Municipal de Santa Maria da Feira e contou com a participação, entre outras individualidades, de Manuel Falcão, administrador da Fundação Rotária Portuguesa (FRP), em representação de Teresa Mayer, presidente do Conselho de Administração da FRP; Rui Amandi de Sousa, em representação de Ernesto Augusto Rodrigues, Governador do Distrito Rotário 1970; Luís Barbosa, presidente da Federação de Associações de Pais e Encarregados de Educação do Concelho de Santa Maria da Feira e de Filipe Leite de Sousa, presidente do Rotary Club da Feira.

A propósito do evento Manuel Falcão enalteceu a iniciativa do Rotary Club da Feira e o envolvimento da Fundação Rotária Portuguesa em mais uma sessão de visibilidade do movimento rotário.

Sobre a iniciativa, que juntou responsáveis autárquicos, associações de pais, direcções de escolas e professores, alunos e respectivos familiares e elementos de vários clubes rotários Manuel Falcão, define-a como «excelente».

O presidente do Rotary Club da Feira na sua intervenção realçou a parceria realizada com a Câmara Municipal e o «envolvimento de todos os estabelecimentos de ensino, da Fundação Rotária Portuguesa e do tecido empresarial do concelho». Deu particular ênfase a um «aspecto distintivo deste evento» que para si é fulcral o «papel do professor. Há muitos eventos de reconhecimento e valorização dos alunos, mas, e dos professores?», interrogou.

Enumerou os projectos a que o Rotary Club da Feira está a dedicar maior atenção – “Rotary Show Design Award”; “Campos de Férias Internacionais” e “Eureka Feira” –, e terminou lançando um desafio à comunidade escolar.

Filipe Leite de Sousa lançou o repto aos estabelecimentos de ensino secundário e superior: «acolherem, criarem um Interact Club (15-18 anos) e um Rotaract Club (18-30 anos). São escolas de liderança, de aprendizagem e mais do que isso são oportunidades de colocarmos as nossas competências e qualidades ao serviço dos outros, servindo a nossa comunidade, mas não só, sendo o Movimento Rotário Internacional, temos oportunidade de chegar a todo o Mundo», sublinhou.

E terminou dirigindo-se aos jovens que viram o seu mérito reconhecido «não deixem de olhar à vossa volta e colocarem-se numa atitude positiva de ajuda e de disponibilidade para quem precisa, porque, os melhores têm mais obrigação, por mais qualificados e competentes de se colocarem numa posição de utilidade e serviço aos outros».

Na cerimónia também os professores dos alunos foram alvo de reconhecimento, «pretendendo-se de uma forma global e juntando todas as partes interessadas, incentivar a melhoria da qualidade do ensino», sustenta nota do clube rotário que acrescenta que «a comunidade local é amplamente envolvida, em interacção com instituições e empresas, sendo o valor económico do prémio, 250 euros oferecido ao aluno com notação mais elevada no 12.º ano, por empresas da comunidade».

============

Alunos distinguidos

PRÉMIO ROTARY MELHORES ALUNOS’16

Agrupamento de Escolas António Alves Amorim