O ano passado venceu o 9ª Concurso de Canto Lírico da Fundação Rotária Portuguesa: André Baleiro premiado no concurso internacional Das Lied

•

O jovem barítono André Baleiro, que em 2016 venceu o 9.º Concurso de Canto Lírico da Fundação Rotária Portuguesa (FRP) brilhou, recentemente, na Alemanha ao ganhar o prémio de talento mais promissor no concurso internacional Das Lied.

A quinta edição do concurso Das Lied decorreu de 1 a 4 de Março em Heidelberg, onde os primeiros três premiados vão atuar em Abril.

André Baleiro, que foi acompanhado ao piano por David Santos, mereceu ainda elogio na página oficial da competição no Facebook com uma mensagem que classifica o barítono português como «sempre bom».

A competição Das Lied «procura enfatizar e desenvolver ‘lied’ como um género musical», pode ler-se ainda na página da organização, que salienta que pretende oferecer aos organizadores de eventos e agentes uma «oportunidade não-vinculativa de avaliar jovens artistas e novas vozes num ambiente competitivo com um júri de alto calibre».

André Baleiro, natural de Lisboa, estudou na Universidade das Artes de Berlim, foi bolseiro da Fundação Walter & Charlotte Hamel (Hanôver) e da Fundação Calouste Gulbenkian. No ano passado venceu o concurso internacional Robert Schumann, em Zwickau, na Alemanha, e foi distinguido com o 1.º prémio (Bolsa de Estudo ernst & young, Prémio CCB, Prémio Casa de Portugal André Gouveia) no 9.º Concurso de Canto Lírico da Fundação Rotária Portuguesa.

Neste concurso, que teve lugar em Maio, no pequeno auditório do Centro Cultural de Belém, em Lisboa, o jovem barítono arrecadou ainda o Prémio do Público (Bolsa de Estudo Joaquim José de Sousa); Prémio Melhor Interpretação de Canção Portuguesa (Bolsa de Estudo Nucase) e Prémio Melhor Interpretação de Canção Estrangeira (Bolsa de Estudo Cascais Villa).