Rotary Club de Ponte de lima organiza campanha para ajudar escola de São Tomé e Príncipe

O Rotary club de Ponte de Lima está a levar a cabo uma campanha de apoio às crianças da “Escola Mãe Clara”, em São Tomé e Príncipe.

Esta Escola, situada na cidade de Neves, na ilha de São Tomé, e dinamizada pela Congregação das Irmãs Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição, acolhe 420 alunos da pré-primária e 417 da primária.

Para além das aulas que são lecionadas, a congregação tem feito um trabalho notável no acompanhamento a estas crianças, criando um espaço de aprendizagem e cuidados que as suas famílias e a sociedade são-tomense não lhes conseguem facultar.

O clube tomou conhecimento desta situação porque “um companheiro do nosso clube tem relações comerciais com S. Tomé …”, como disse João Carlos Gonçalves, delegado Portugal Rotário do Rotary Club de Ponte de Lima.

Este trabalho com a escola já vem do ano passado quando “foi enviado para S. Tomé um contentor com material escolar e livros para a escola”, tudo angariado pelo clube. Para acompanhar a entrega desses livros duas companheiras do clube Limiano deslocaram-se a São Tomé aí perceberam todas os outros problemas que a escola atravessava, não só a nível educacional. “Foi fruto dessa constatação que arrancou a presente campanha, tendo a ideia dos sacos surgido como uma forma de angariar os fundos necessários.”

Uma das funções desta instituição é proporcionar às crianças que a frequentam uma refeição quente diária, o que para muitas delas é a única refeição quente que tem durante todo o dia. Essa refeição é contudo cozida à lareira, o que limita em muito a capacidade de resposta por parte das irmãs que a fazem.

A campanha levada a cabo pelo Clube, tem como objetivo a melhoria das condições que a congregação das Irmãs tem para apoiar estas crianças são-tomenses, através do fornecimento de dois fogões a lenha, em inox, que permitirão confecionar as refeições mais rapidamente e com menor gasto de energia.

Para a angariação de fundos, o Rotary desenvolveu uma campanha de venda de “sacos de compras”, alusivos à causa, que estão vender, a 2,00€ cada, e cujas receitas reverterão na íntegra para a compra dos equipamentos. Os sacos podem ser adquiridos “junto de qualquer companheiro do clube” ou através da página de facebook (https://www.facebook.com/rotary.club.ponte.lima/?fref=ts). A campanha decorre até ao final do ano e faltam vender cerca de 600 sacos.