Castelo Branco já recebeu a Floresta Rotaract

Data: 14/03/17

Num projeto conjunto dos dois distritos, 80 jovens do Rotaract plantaram, sábado 11 de março, 1500 árvores autóctones no Monte Barata, uma herdade que a associação ambientalista Quercus possui em Castelo Branco.

O projeto Floresta Rotaract começou o ano passado com uma angariação de fundos no Festival Rock in Rio, e culminou sábado com a plantação das 1500 árvores no Monte Barata. Esta iniciativa teve como objetivo celebrar a amizade e o ambiente.

Paula Siva, da Quercus, disse à agência Lusa, que a associação foi contactada pelo Rotaract após a angariação de fundos no festival, e adiantou “após a abordagem, aconselhámos que parte da verba fosse destinada para a plantação e outra parte para a manutenção.”

Foram plantados sobreiros, azinheiros e medronheiros, entre outras espécies autóctones da região, por 80 jovens rotaract de todo o país, e durante os próximos dois anos existe  o compromisso de se fazer a manutenção às árvores.

O Monte Barata é uma propriedade com cerca de 409 hectares, situada no concelho de Castelo Branco e que foi adquirida pela Quercus em 1992, sendo constituída essencialmente por montado de azinho e sobro.