Rotary Club de Castelo de Paiva entregou Prémio Barão de Castelo de Paiva à melhor aluna de Anatomia da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto

Data: 21/03/17

Castelo de Paiva -No passado dia 16 de março, o Hotel São Pedro, em Castelo de  Paiva, foi palco da entrega do prémio Barão de Castelo de Paiva, pelo Rotary de Castelo de Paiva. O prémio foi entregue à aluna Joana Azevedo da faculdade de medicina da Universidade do Porto, melhor aluna da cadeira de Anatomia.

O prémio, no valor de 250,00 euros, surgiu depois de um protocolo assinado entre o Rotary Club de Castelo de Paiva, Câmara Municipal de Castelo de Paiva e a Faculdade de Medicina do Porto, que reabilita o legado do 1 Barão de Castelo de Paiva, António Costa e Paiva, com mais de 201 anos.

No decurso da sua carreira, António da Costa de Paiva foi distinguido com diversos títulos e cargos honoríficos. O grau de Cavaleiro da Ordem de Cristo e da Ordem de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa foi-lhe atribuído em 1836 e o título nobiliárquico de Barão de Castelo de Paiva em 1854. Foi ainda o primeiro diretor do Jardim Botânico do Porto.

Legou parte da sua fortuna a hospitais, instituições de caridade e a associações científicas e culturais e estabelecimentos de ensino.

Instituiu um legado – o Legado do Barão de Castelo de Paiva - na Escola Médico-Cirúrgica do Porto: "Pertence, por minha morte, a propriedade d'esta inscripção á Escola Medico-Cirurgica da cidade do Porto para servir de premio o seu juro anual ao alumno da mesma Escola que mais destreza mostrar nas operações cirúrgicas, ou nas dissecações anatomicas do corpo humano; reservando para mim o direito de receber o juro enquanto eu vivo fôr. Funchal, 22 d'outubro de 1874"

António da Costa de Paiva faleceu na ilha da Madeira a 4 de junho de 1879.