Interact Club da Senhora da Hora ajuda os Caminheiros de Santiago

O Interact Club da Senhora da Hora, aguardando a sua legalização em Rotary, que acontecerá brevemente, escolheu como alvo do seu primeiro projecto o Albergue/Refúgio de Peregrinos  “Via Portus Cale”, o qual  pertence à Associação Internacional de Companheiros nos Caminhos de Santiago, tendo acolhido o seu primeiro peregrino em Outubro de 2012. Até hoje, beneficiaram deste Refúgio 2025 peregrinos, dos quais 86% eram de 38 nacionalidades. No ano que agora findou, foram acolhidos 794 peregrinos.

Os jovens que constituem o Interact Club da Senhora da Hora, optaram por escolher esta Instituição, tendo em conta que os Peregrinos são pessoas com elevado espírito de sacrifício e uma enorme fé, que se propõem fazer longas e difíceis caminhadas, em busca de um novo rumo de vida e/ou de alguma paz espiritual.

Como se pode verificar pelos números acima, são muitas as nacionalidades que passam e usufruem destas acomodações que embora exíguas têm grande ambiente social de entreajuda e companheirismo e que se identificam bastante com a missão de Servir do Rotary, pelo que a intervenção/ajuda do Interact será sem dúvida uma boa oportunidade para dar a conhecer condignamente a imagem do nosso movimento.

Após várias reuniões com o responsável pelo espaço, foi decidido, com a aprovação e ajuda do RCSHora, avançar com um projecto inicial destinado a melhorar algumas das situações mais precárias com pequenas obras de carpintaria e bricolagem sempre com a ajuda voluntária dos membros do Clube Interact da Senhora da Hora que pretenderam enfatizar esta decisão da melhor forma realizando todos, no dia 19 de Dezembro, uma das etapas do Caminho de Santiago, desde a Sé do Porto até ao Albergue, o que constitui uma caminha de 10 quilómetros. Cansados mas felizes realizaram um almoço comunitário, prometendo fazer mais etapas do Caminho, e pensando lançar o repto a mais clubes, para quem sabe um dia realizarem o Caminho de Santiago na sua totalidade.