Visita Oficial do Governador ao Rotary Club de Abrantes

No passado dia 20 de Setembro, realizei a minha Visita Oficial ao Rotary Club de Abrantes, na qual fui amavelmente recebido pela sua Presidente, Companheiro Joana de Faria Maia, no Jardim da República cerca das 15h30.

A visita iniciou-se nos Paços do Concelho, onde fomos recebidos pela Vereadora responsável pela área social e da educação, Dr.ª Celeste Simão, que me falou acerca da parceria estabelecida entre a Câmara e o Clube e dos seus resultados nomeadamento no que se refere a atribuição de bolsas de estudo.

Seguimos depois para o núcleo de apoio da Liga Contra o Cancro, onde as suas coordenadoras, Matilde Sacavém, Isabel Simão e Paula Vilaverde, expuseram os desafios e os obstáculos com os quais se têm deparado, o percurso e o trabalho desenvolvido, e depois fizemos uma visita guiada às instalações.

Antes da reunião com o Conselho Director, houve ainda tempo para a visita ao marco rotário, onde tirámos algumas fotografias. A reunião realizou-se na sede do clube, e teve início com a temática “Juventude”, com uma exposição das actividades levadas a cabo pelo Interact Club de Abrantes, exposição essa que foi feita pela sua Presidente, Companheira Constança Diogo e também com a apresentação do trabalho desenvolvido pelo Rotaract e os seus projectos futuros, feita pelas Companheira Carolina Peres e Andreia Jerónimo.

No que diz respeito aos projectos que o clube pretende levar a cabo durante este ano rotário, é de destacar a atribuição de bolsas de estudo a alunos do Ensino Secundário e do Ensino Superior, estando prestes a superar um total de 500 bolseiros ajudados desde o início do projecto, como explicou o Companheiro José Luís Silva, responsável pela comissão encarregue pela atribuição das bolsas.

Para além deste, existem ainda outros projectos que estão previstos, nomeadamente: visita profissional, jantar solidário de Natal, homenagem ao profissional do ano, jantar-convívio entre bolseiros, projecto de rastreio audiovisual a todas as crianças nas Escolas Primárias de Abrantes, Sardoal e Mação, atribuição de bolsas nacionais e a bolseiros de Cabo Verde e, por fim, várias palestras e eventos para contribuição para causas sociais da comunidade.

No que ao Quadro Social diz respeito, o clube tem actualmente o mesmo número de sócios que tinha quando foi fundado, em 1981, um total de 25 companheiros, 23 efectivos e dois honorários, estando prevista a entrada de mais um companheiro ainda este ano.

O jantar festivo iniciou-se pelas 20h00 no Restaurante Quinta das Oliveiras, em Alferrarede, tendo contado com a presença de 44 convidados, entre os quais companheiros dos clubes de Almeirim, Entroncamento, Lisboa-Norte, Portalegre e Tavira, a Vereadora da Câmara Municipal de Abrantes, Dr.ª Celeste Simão, o Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Abrantes e as coordenadoras da Liga Contra o Cancro do núcleo de Abrantes.

O jantar decorreu num clima de salutar companheirismo e convivência, tendo terminado com a tradicional troca de lembranças, em que ofereci à Companheira Joana Maia uma placa com o lema do Presidente de RI, John Germ, para este ano rotário, “Rotary a serviço da Humanidade”, e à Vereadora da Câmara Municipal o livro sobre a Polio da autoria da nossa Companheira Demet Duarte.