Visita Oficial do Governador ao Rotary Club de Torres Vedras

No passado dia 18 de Outubro, realizei a minha Visita Oficial ao Rotary Club de Torres Vedras, na qual fui recebido pelo Presidente, Companheiro João Fernando Veloso, no centro da cidade, de onde seguimos a pé para visitar o monumento do fundador e primeiro Presidente do clube, Companheiro José Manuel Antunes, um excelente médico e desportista, que foi também seleccionador nacional.

De seguida, apresentei cumprimentos ao Presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Dr. Carlos Manuel Bernardes, com quem tive uma audiência na qual fiquei a conhecer o território, as suas dinâmicas sociais e as expectativas, tendo sido manifestada vontade de a autarquia trabalhar com o Rotary na área social.

A reunião com o Conselho Director realizou-se no Salão Nobre da Santa Casa da Misericórdia de Torres Vedras e nela foi apresentado o plano de acção do clube para este ano rotário, que inclui, entre outras: um projecto de angariação de fundos para apoio a uma criança de dez anos que vive com os seus avós e que tem dificuldades visuais, dentárias e dermatológicas, projecto intitulado “Fundos para o Afonso”; atribuição de bolsas de estudo, duas internacionais e oito nacionais, para alunos do Ensino Secundário e Universitário; atribuição do prémio José Maria Antunes, aos melhores alunos a ingressar nos cursos de Medicina e Desporto; entrega de prémios escolares aos melhores alunos de quatro Escolas Secundárias e três Escolas Profissionais e ainda ao clube de robótica. Para além disso, existe ainda um projecto que consiste na colocação ao serviço da comunidade de uma cadeira de rodas eléctrica destinada a pessoas acidentadas que dela necessitem temporariamente.

No que respeita ao quadro social, é um clube que conta com 22 sócios efectivos, cinco dos quais admitidos nos dois últimos anos rotários. Para este ano, o clube prevê admitir três novos companheiros, que já começaram a frequentar as reuniões e a participar em actividades realizadas pelo mesmo.

O senhor provedor da Santa Casa, embora não tendo estado presente por assuntos inadiáveis, fez questão de deixar uma mensagem de boas vindas e uma placa da instituição.

O jantar festivo decorreu no Restaurante Páteo do Faustino e nele marcaram presença 105 convidados, de vários clubes, entre os quais: Alcobaça, Benedita, Bombarral, Caldas da Rainha, Lisboa-Centro, Moita, Rio Maior, Tavira, Peniche e Vila Franca de Xira (Distrito 1960) e Sever do Vouga (Distrito 1970), a Governadora Assistente dos clubes do grupo 6, Companheira Mafalda Conceição e Silva, o Governador Eleito, Companheiro Afonso Malho, e a Representante Distrital de Rotaract e Interact, Companheira Diana Nicolau.

Durante o jantar foram entregues os prémios escolares e feita a distinção do Jornal “O Badaladas”, na pessoa do seu Director Fernando Miguel e do Presidente do Conselho de Administração, Cónego Daniel Henriques, pelo reconhecimento do seu trabalho, pois mensalmente este órgão de comunicação social local faz a cobertura das actividades desenvolvidas pelo clube.

Foi uma noite bastante agradável, marcada por excelentes momentos de convivência e companheirismo, que culminou com a troca de lembranças, tendo oferecido ao Companheiro João Fernando Veloso uma placa com a inscrição do lema do Presidente John Germ para este ano rotário 2016-2017: “Rotary a Serviço da Humanidade”, tendo recebido do clube um conjunto de chávenas personalizadas e duas garrafas de vinho da região.