Visita Oficial do Governador ao Rotary Club de Setúbal

No passado dia 26 de Janeiro, realizei a minha Visita Oficial ao Rotary Club de Setúbal, na qual fui gentilmente recebido pela Presidente, Companheira Estefânia Campos.

A visita iniciou-se com uma reunião na Casa da Baía de Setúbal, onde fomos recebidos pelo Vereador da Câmara Municipal de Setúbal, Dr. Carlos Rabaçal, que fez uma apresentação do projecto da autarquia "Nosso Bairro, Nossa Cidade". Na sequência da apresentação deste projecto, a Companheira Estefânia Campos apresentou o projecto do Rotary Club de Setúbal intitulado “Saúde no Bairro”, que conta com a colaboração do Instituto Politécnico de Setúbal e está direccionado para a educação na área da saúde dos moradores do Bairro da Bela Vista, composto por cinco bairros com graves carências sociais e económicas. No âmbito deste projecto, o clube prevê a dotação de cada um destes bairros com uma sala na qual enfermeiros darão formação à população ao nível de cuidados de alimentação, cuidados a pessoas com dificuldades de mobilidade e também apoio a mulheres grávidas, em termos de cuidados pré-natais e de aulas de preparação para o parto.

Seguiu-se a apresentação formal de cumprimentos à Presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Dr.ª Maria das Dores Meira, com quem tive oportunidade de trocar impressões sobre a realidade social do Concelho e de que forma o Rotary e a autarquia podem unir esforços em prol da causa comum que abraçam, o serviço e apoio à comunidade na qual estão inseridos.

Na reunião com o Conselho Director foi feito um balanço do primeiro semestre deste ano rotário, com a apresentação das actividades que já foram realizadas, nomeadamente o projecto Saúde Brincando, o projecto bandeira deste clube, que este ano completou o seu 18º aniversário; as actividades no âmbito do projecto FRAD – Frente Rotária Anti Diabetes, com a realização de uma caminhada e de uma acção de formação nas escolas; a realização de uma palestra para angariação de fundos para mulheres com cancro da mama; o Natal rotário na Escola das Manteigadas, com a oferta de um presente a cada uma das crianças, entre várias outras.

Foram também apresentadas as actividades que estão planeadas até ao final do ano: organização de um chá rotário para angariação de fundos para mulheres com cancro; concerto no Fórum Luísa Todi no próximo dia 11 de Fevereiro com o artista Messias and the Hot Tones – Blues Special Night, cujos fundos revertem a favor do projecto “Saúde no Bairro”; um almoço vinícola com o mesmo objectivo e ainda a realização da cimeira Portugal-Marrocos no âmbito das CIP – Comissões Inter Países.

No âmbito do Desenvolvimento do Quadro Social e Expansão, o Rotary Club de Setúbal tem neste momento 31 companheiros, estando prevista a admissão de três novos companheiros, para além dos dois que foram emblemados no jantar festivo da Visita Oficial.

O jantar festivo realizou-se no Restaurante “O Quintal” e contou com a presença de cerca de 40 convidados, entre os quais companheiros dos Rotary Clubs do Barreiro, Palmela, Sesimbra e Tavira (Distrito 1960) e Maia (Distrito 1970).

Para além da emblemagem dos dois novos sócios do clube, um dos momentos altos desta noite foi a distinção do Companheiro Luís Fernandes com um Paul Harris Fellow e com o diploma de mérito da Fundação Rotária Portuguesa pelo trabalho desenvolvido pela empresa que dirige (SLEM) no apoio ao Projecto Saúde Brincando.

Este jantar, que foi a expressão dos ideais rotários de companheirismo e confraternização, culminou com a habitual troca de lembranças, tendo oferecido à Companheira Estefânia Campos a placa com a inscrição do lema do Presidente John Germ para este ano rotário: “Rotary a Serviço da Humanidade”.