Visita Oficial do Governador ao Rotary Club de Rio Maior

No passado dia 11 de Novembro, realizei a minha Visita Oficial ao Rotary Club de Rio Maior, na qual fui recebido pelo Presidente, Companheiro José Oliveira, cerca das 12h30.

Após um agradável almoço no Restaurante Fortaleza, no qual marcaram presença doze companheiros do clube, seguimos para uma visita à Galtrailer, uma empresa que opera na área da metalomecânica pesada e na qual 95% da sua produção se destina à exportação para o mercado internacional.

Na Câmara Municipal de Rio Maior, apresentei cumprimentos à sua Presidente, Dr.ª Isaura Morais, que nos acompanhou na inauguração do marco rotário do Rotary Club de Rio Maior, localizado numa das principais avenidas da cidade.

Na reunião com o Conselho Director o clube apresentou o plano de actividades já realizadas este ano, nomeadamente a inauguração do marco rotário e a entrega de um prémio escolar, e também as actividades que ainda vão ser levadas a cabo, entre as quais a plantação de doze árvores na ciclovia de Rio Maior como forma de assinalar o Dia Mundial da Árvore, a 21 de Março; a realização de um jantar de Natal; a visita a uma Instituição de Solidariedade que trabalha com a terceira idade; a organização de uma festa africana que contará com artistas de Cabo Verde, Guiné-Bissau, Angola e Moçambique e cujo objectivo será a angariação de fundos para aplicar num de dois projectos: criação de um fundo de apoio escolar ou atribuição de bolsas de estudo a alunos que ingressam no Ensino Universitário; realização de palestras, entre outras.

Em termos de Quadro Social, Rio Maior é um clube que tem 25 companheiros, tendo tido a oportunidade de emblemar, no decorrer do jantar festivo, a 26ª sócia, Companheira Débora Antunes, cuja classificação rotária é tradutora.

O jantar realizou-se no Restaurante O Gato Preto e contou com a presença de 103 convidados, entre os quais companheiros dos clubes de Alcobaça, Algés (Companheiro Past-Governador Artur Almeida e Silva), Almeirim, Bombarral, Caldas da Rainha, Lisboa-Belém, Lisboa-Benfica, Peniche, Porto de Mós, Santarém, Tavira e Torres Vedras.

Foi uma noite muito especial, na qual se comemorou com bolo e espumante o décimo aniversário do Rotary Club de Rio Maior e na qual foi homenageado como profissional do ano o Engenheiro António Carvalho, Sócio-Gerente da Galtrailer, reconhecendo o mérito que teve no crescimento da empresa para um nível incomum em Portugal, a excelência do seu trabalho e a forte aposta que faz nos jovens da região, uma vez que neste momento a empresa emprega uma dezena de antigos alunos da Escola Profissional de Rio Maior.

O jantar decorreu num excelente ambiente de companheirismo, partilha e convivência, que culminou com a tradicional troca de lembranças, tendo oferecido ao Companheiro José Oliveira uma placa com a inscrição do lema do Presidente de Rotar Internacional, John Germ, para este ano rotário: “Rotary a Serviço da Humanidade”.