Visita Oficial do Governador ao Rotary Club de Olhão

No passado dia 20 de Janeiro, realizei a minha Visita Oficial ao Rotary Club de Olhão, na qual fui gentilmente recebido pela Presidente, Companheira Maria do Carmo Justo.

A visita iniciou-se com a apresentação de cumprimentos ao Dr. António Pina, presidente da Câmara Municipal de Olhão, com quem tivemos uma reunião onde foram analisadas as parcerias que podem ser estabelecidas entre o clube e a autarquia.

Seguimos depois para a Loja Social da Acaso, que visa potenciar a criação de uma resposta mais adequada aos actuais problemas sociais, a rentabilização de recursos e reutilização de bens e o envolvimento da comunidade, desenvolvendo espírito de sociedade civil e responsabilidade social com uma dinamização do voluntariado local e que actua essencialmente ao nível do atendimento de famílias carenciadas e da distribuição de bens alimentares e de higiene.

No Quartel dos Bombeiros Voluntários de Olhão, a Companheira Presidente fez uma apresentação do projecto de apoio aos Bombeiros aos Bombeiros Municipais que o clube está a implementar e que consiste na realização de acções de informação e prevenção nas escolas do primeiro ciclo do Concelho, na colaboração com as Associações de Pais e na aquisição de dois aparelhos de Desfibrilhação Automática Externa (DAE) ou de dois manequins para aulas de primeiros-socorros.

Tivemos ainda a oportunidade de visitar o Colégio Bernardette Romeira, dirigido pela Companheira Margarida Belchior, onde fomos presenteados com uma magnífica actuação de alunos e professores.

Na reunião com o Conselho Director, foram apresentadas as principais actividades que o clube pretende desenvolver ao longo deste ano rotário, designadamente a homenagem ao profissional do ano, a realização de uma palestra subordinada à temática da saúde e do envelhecimento saudável, a celebração do aniversário do clube e o projecto “Branco ao Jantar”, em parceria com o Rotary Club de Estoi International.

O jantar festivo realizou-se no Real Marina Hotel & Spa, e contou com a presença de 45 convidados, entre os quais companheiros representantes dos clubes de Almancil International, Faro, Loulé e Tavira (Distrito 1960) e Maia (Distrito 1970).

O momento mais alto da noite foi a emblemagem de uma nova sócia efectiva, Companheira Natália Caldeira, cuja classificação é Educação – 1º Ciclo, reforçando assim o Quadro Social do clube, que conta actualmente com 12 companheiros e cuja revitalização é um dos grandes focos.

Foi uma noite extremamente agradável, pautada pelos ideais rotários de companheirismo e convivência que após as intervenções protocolares, culminou com a habitual troca de lembranças, tendo oferecido à Companheira Maria do Carmo Justo a placa alusiva ao lema do Presidente de Rotary International, John Germ, para este ano rotário: “Rotary a serviço da Humanidade”.