Visita Oficial do Governador ao Rotary Club de Oeiras

No passado dia 24 de Outubro, realizei a minha Visita Oficial ao Rotary Club de Oeiras, na qual fui amavelmente recebido pela Presidente, Companheira Maria Fernanda Veloso, pelas 16h00 no Centro Comercial Oeiras Parque, onde tive a oportunidade de visitar uma exposição preparada pelo clube alusiva ao Dia Mundial da Polio, numa accão  de sensibilização, divulgação e promoção  da imagem pública de Rotary.

De seguida, fomos visitar o Centro Comunitário de Nossa Senhora da Barra, em São Julião da Barra, uma Instituição que o clube apoia e que, no passado ano rotário, viu a cozinha ser toda equipada através das receitas obtidas com a realização de um concerto solidário da Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras.

A reunião com o Conselho Director realizou-se na sede do clube, e nela fiquei a conhecer o plano de acção do mesmo para este ano rotário, que inclui actividades como: atribuição de bolsas de estudo, organização de palestras de cariz cultural, entrega de cabazes de Natal às famílias mais carenciadas da comunidade, em parceria com a Junta de Freguesia de Oeiras e São Julião da Barra, recolha de sangue em colaboração com o Instituto Português do Sangue e da Transplantação, realização de um magusto, distinção do profissional do ano, concerto com o Coro de Santo Amaro de Oeiras, comemoração do Dia Internacional da Mulher com o evento “Chá da Rainha”, participação no RYLA, atribuição do prémio aluno melhor companheiro, actividade “estágio por um dia” e ainda a celebração do 31º aniversário do clube.

Foi ainda abordada a questão do quadro social, tendo o Rotary Club de Oeiras 19 companheiros efectivos e estando prevista a admissão de pelo menos mais dois ainda durante este ano rotário.

Após a reunião do concelho diretor reuni com os jovens do Rotaract clube de Oeiras que me deram a conhecer as actividades realizadas e aquilo que pretendiam fazer neste ano rotário, que passa também com uma estreita colaboração com os companheiros rotários.
O jantar festivo decorreu no Amazónia Jamor Hotel e contou com a presença de 51 convidados, em representação dos clubes de Algés, Carnaxide, Parede-Carcavelos, Sintra e Tavira.

O jantar teve vários momentos altos, designadamente a emblemagem de um novo companheiro efectivo, Companheiro José Luís Pimentel, com a classificação de gestão, a admissão de um novo sócio honorário, Dr. Abel Lin, Encarregado de Negócios da República da China (Taiwan) e ainda a distinção de dois companheiros com a insígnia Paul Harris Fellow: o Companheiro Carlos Morgado, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, e a Presidente do clube, Companheira Maria Fernanda Veloso.

Foi uma noite pautada pelos ideais rotários de companheirismo, que culminou após as intervenções protocolares com a troca de lembranças, tendo oferecido à Companheira Maria Fernanda Veloso uma placa alusiva ao lema do Presidente John Germ para este ano rotário 2016-2017: “Rotary a Serviço da Humanidade”.