Visita Oficial do Governador ao Rotary Club de Machico Santa Cruz

No passado dia 13 de Janeiro, realizei a minha Visita Oficial ao Rotary Club de Machico Santa Cruz, na qual fui recebido pelo Presidente, Companheiro João Basílio e pelo Secretário Companheiro José Rodrigues, cerca das 09h00.

Após uma paragem na vista panorâmica Palheiro do Ferreiro, um ponto estratégico da Ilha onde desfrutámos da magnífica paisagem natural, seguimos para a Câmara Municipal de Machico, onde fomos recebidos pelo seu Presidente, Dr. Ricardo Franco, com quem tive a oportunidade de trocar impressões acerca da interacção do clube com a comunidade local, tendo sido manifestada a predisposição do executivo municipal na colaboração com projectos futuros a desenvolver pelo clube. No final, houve uma troca de lembranças e foi oferecido um porto de honra com o tradicional bolo de mel da região.

Seguimos depois para a Câmara Municipal de Santa Cruz, onde apresentei cumprimentos ao Presidente, Dr. Filipe Sousa, tendo sido o principal aspecto debatido, à semelhança do que aconteceu em Machico, a colaboração entre o Rotary Club e a autarquia, sobretudo no que diz respeito aos projectos de intervenção na área social. No final tivemos a oportunidade de visitar as árvores que o clube plantou no concelho de Santana, por ocasião do Dia da Árvore e do Dia do Pai, no mês de Março do ano passado.

Um dos momentos altos foi a visita guiada ao Parque Temático da Madeira, orientada pelo Director, Dr. António Trindade, que nos deu a conhecer um espaço repleto de história onde se cruzam tradição, natureza e cultura e que é sem dúvida um ex-libris da região.

Após o almoço de convívio num restaurante típico de Machico, na companhia de dez companheiros do clube, no período da tarde realizou-se a reunião com o Conselho Director, em que foram apresentadas as principais actividades que o clube pretende levar a cabo ao longo deste ano rotário, designadamente a entrega de bolsas de estudo, havendo mensalmente um almoço de angariação de fundos para este projecto, apoio aos sem-abrigo através da recolha e entrega de bens alimentares, apoio a famílias carenciadas e entrega de uma cadeira de rodas e uma cama articulada à Junta de Freguesia, que funciona como elo de ligação entre a autarquia e a comunidade, disponibilizando estes equipamentos a quem deles necessite.

Outra das questões abordadas foi o Desenvolvimento do Quadro Social, e neste aspecto o clube que tem 13 companheiros, está focado no rejuvenescimento, uma vez que a média de idades é um pouco elevada. Até ao final deste ano está prevista a entrada de um novo companheiro, que neste momento já participa nas reuniões e nas actividades e a quem será feito o convite dentro em breve.

O jantar festivo realizou-se no Hotel Four Views Oásis e contou com a presença de 30 companheiros, dos clubes do Funchal, Tavira e do Inner Wheel da Madeira, do Director do Parque Temático da Madeira, convidados e amigos.

Neste jantar foi celebrado o 33º aniversário do clube, e no momento de cantar os parabéns e cortar o bolo fui acompanhado pelo Companheiro Simplício Silva, que é o único sócio fundador do clube que ainda está entre nós.

Na sua intervenção, o Companheiro João Basílio fez uma sentida homenagem ao Companheiro António Nóbrega, que faleceu recentemente e que era, nas suas palavras, “uma pessoa muito nobre e culta e um profundo conhecedor do que é o Rotary”.

O jantar decorreu num clima de salutar companheirismo e convivência, tendo terminado com a tradicional troca de lembranças, em que ofereci ao Companheiro João Basílio uma placa com o lema do Presidente de Rotary International, John Germ, para este ano rotário, “Rotary a serviço da Humanidade”, que gentilmente retribuiu com uma garrafa de vinho da Madeira datada de 1984, ano da fundação do Rotary Club de Machico Santa Cruz.