Visita Oficial do Governador ao Rotary Club de Lisboa-Norte

No passado dia 23 de Novembro, realizei a minha Visita Oficial ao Rotary Club de Lisboa-Norte, na qual fui recebido pelo Presidente, Companheiro Dante Queiroz de Macedo.

A visita iniciou-se cerca das 14h00 na APPDA – Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo, na Ajuda, onde fomos recebidos pela Presidente da Federação Portuguesa de Autismo (FPDA), Dr.ª Isabel Maria Cottinelli Telmo Pardal Monteiro. Tivemos a oportunidade de visitar as instalações, incluindo o Atelier de Cerâmica, e fomos brindados com a actuação da banda de música da FPDA.

Pelas 17h45 reuni com o Conselho Director do clube, que me apresentou o seu plano de actividades para este ano rotário, que se foca essencialmente no apoio às Instituições da sua comunidade, designadamente: ACREDITAR - Associação de Pais e Amigos de Crianças com Cancro, APADP - Associação de Pais e Amigos de Deficientes Profundos, Associação do Cottolengo do Padre Alegre (um projecto comum dos Rotary Clubs de Lisboa, Lisboa-Benfica, Lisboa-Lumiar, Lisboa-Norte, Lisboa-Oeste e Lisboa-Olivais) e a FPDA - Federação Portuguesa de Autismo. Para garantir a continuidade destes apoios e a sua sustentabilidade, estão previstas algumas acções, tais como a realização de um torneio de golfe solidário, a dinamização do projecto ExpoSol, que consiste numa mostra de pintura solidária, organizada num espaço público que terá como finalidade a organização de conferências, exposição e venda das obras.

Para além disso, o clube vai organizar a tradicional visita ao circo na época de Natal com 150 crianças da freguesia de Chelas e ao Santuário de Fátima com os idosos da freguesia de São João de Arroios, homenagear o Professor Doutor Eduardo Barroso como Profissional do Ano, cerimónia que terá lugar no dia 11 de Janeiro, e atribuir as tradicionais bolsas de estudo a três alunos da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa.

Em termos do Desenvolvimento do Quadro Social e Expansão, o Rotary Club de Lisboa-Norte tem 27 companheiros efectivos, tendo um deles sido emblemado durante o jantar festivo e estando prevista até ao final deste ano rotária a entrada de pelo menos mais um companheiro.
O jantar realizou-se no Hotel Intercontinental e nele estiveram presentes meia centena de convidados, entre os quais companheiros dos clubes de Cascais-Estoril, Lisboa-Benfica, Lisboa-Centro, Lisboa-Parque das Nações, Sesimbra e Tavira.

O ponto mais alto deste jantar foi a emblemagem do novo sócio efectivo, Companheiro Dário Rodrigues, cuja classificação rotária é Gestão e Ensino Superior, e também de uma nova companheira honorária, Companheira Manuela Coimbra. O Companheiro Past-Governador José Maria Gonçalves Pereira, do Rotary Club de Lisboa-Norte, anunciou a intenção do clube de emblemar dois novos sócios honorários, Professor Doutor Marcelo Rebelo de Sousa e Dr.ª Laura Paneiro Pinto, que já aceitaram o convite.

Foram entregues as certidões de reconhecimento solidário relativas ao ano 2015/2016 às Associações AREDITAR e Associação de Pais e Amigos de Deficientes Profundos e a certidão de apoio solidário 2016/2017 à Federação Portuguesa de Autismo.

Foi uma excelente jornada rotária de companheirismo e convivência, que culminou com a habitual troca de lembranças, tendo oferecido ao Companheiro Dante Queiroz de Macedo uma placa com o lema do Presidente de Rotary Internacional, John Germ, para este ano rotário: “Rotary a Serviço da Humanidade”, que retribuiu com um magnífico livro de pintura do artista Amadeo de Souza-Cardoso e uma medalha comemorativa do cinquentenário do clube.