Visita Oficial do Governador ao Rotary Club do Entroncamento

No passado dia 12 de Outubro, realizei a minha Visita Oficial ao Rotary Club do Entroncamento, na qual fui recebido pelo Presidente, Companheiro Manuel Augusto Pires, cerca das 13h00, na Golegã.

Tive a oportunidade de ser   recebido pelos Presidentes das três autarquias que apoiam o Rotary Clube do Entroncamento,  para apresentação de cumprimentos e agradecimento pelas parcerias entre as Camara Municipais e o clube rotário.  Na Golegã pelo Dr. Rui Manuel Duarte, em Vila Nova da Barquinha pelo Dr. Fernando Manuel Freire e no Entroncamento pelo Dr. Jorge Manuel Faria.

Na reunião com o Conselho Diretor na sede do clube, foi-me apresentado o plano de atividades a desenvolver ao longo deste ano rotário, entre as quais: atribuição de cinco bolsas de estudo a universitários, atribuição de prémios escolares aos melhores alunos das escolas do Concelho, realização de um convívio com o Rotary Club de Penafiel, do Distrito 1970, que é o seu clube parceiro, estabelecimento de um protocolo com a autarquia para financiamento de uma sexta bolsa de estudo e, no âmbito do combate à carência alimentar, apoio a três famílias carenciadas durante um período de dez meses, projecto este que é desenvolvido em conjunto com a Fundação Rotária Portuguesa.
No que diz respeito ao Quadro Social, o Rotary Club do Entroncamento tem 22 companheiros, três dos quais admitidos no passado ano rotário, estando prevista a entrada de mais dois durante este ano.

O jantar festivo iniciou-se cerca das 20h30, no Restaurante Almourol, em Tancos, Vila Nova da Barquinha. Nele marcaram presença 68 convidados, entre os quais companheiros dos clubes de Abrantes, Castelo Branco, Rio Maior, Santarém e Tavira o Presidente da Câmara Municipal do Entroncamento, o assessor do Presidente da Câmara Municipal da Golegã e a vereadora Dr.ª Rosa Garret da Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha.

O jantar teve dois momentos altos, tendo sido o primeiro a entrega dos prémios escolares a quatro alunos: Marta Fernandes, do 6º ano, do Entroncamento, Tiago Simões, do 9º ano, de Vila Nova da Barquinha, Rafael Fernandes, do Entroncamento e Mariana Nunes, da Golegã, ambos do 12º ano. Para além disso, houve duas emblemagens: o Companheiro José Goulart com um Paul Harris Fellow e o Companheiro Paulo Tavares com um Paul Harris Fellow com uma safira.

Foi uma noite bastante agradável, marcada por excelentes momentos de convivência e salutar companheirismo, que terminou após as intervenções protocolares com a troca de lembranças, tendo oferecido ao Companheiro Manuel Augusto Pires uma placa com  a inscrição do lema do Presidente John Germ para este ano rotário 2016-2017: “Rotary a Serviço da Humanidade” e recebido dele um excelente quadro em cerâmica com a figura de uma das mais antigas locomotivas que trabalharam no nosso País.