Visita Oficial do Governador ao Rotary Club do Barreiro

No passado dia 14 de Novembro, realizei a minha Visita Oficial ao Rotary Club do Barreiro, na qual fui recebido pelo Presidente, Companheiro João Peralta.

A visita iniciou-se junto ao Marco Rotário, de onde seguimos para o “Espaço Memória”, um espaço museológico que mostra a evolução do Barreiro, desde o neolítico até aos dias de hoje, assinalando de uma forma muito clara e evidente as épocas mais marcantes da sua já longa História.

Tivemos ainda a oportunidade de fazer uma visita à Associação “NÓS”, uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) criada por pais e amigos de jovens adultos com deficiência, que chegaram ao fim do período escolar e necessitam de alternativas para a sua realização pessoal e profissional. Esta é uma associação que tem recebido apoios diversos do Rotary Club do Barreiro e cujo trabalho desenvolvido me deixou muito bem impressionado.

Na Câmara Municipal do Barreiro apresentei cumprimentos ao edil, Dr. Carlos Humberto, que nos recebeu de forma muito cortês e com quem troquei algumas impressões sobre a realidade social do Concelho.
Na reunião com o Conselho Director foi apresentado o plano de acção do clube para este ano rotário, que inclui, entre outras actividades a continuação do projecto Saúde Brincando, que o clube leva a cabo há 18 anos e que é o seu projecto bandeira; distinção dos melhores alunos do 11º ano das Escolas do Concelho com a participação nos campos de férias; apoio a Instituições da comunidade, como a Persona (Associação de Apoio a Doentes Mentais Crónicos) ou a Rumo (associação de solidariedade social que tem como missão a promoção da inclusão educativa, profissional e comunitária de pessoas em situação de desvantagem, na perspectiva do movimento de emprego apoiado) e ainda a interacção com os clubes Rotaract.

No que diz respeito ao Quadro Social, o Rotary Club do Barreiro tem 25 companheiros, um dos quais já emblemado este ano rotário.

O jantar festivo realizou-se no Restaurante Leão D’ Ouro e contou com a presença de 53 convidados, entre os quais companheiros dos clubes de Almada, Bombarral, Moita, Odivelas e Tavira (Distrito 1960) e Maia (Distrito 1970), o Presidente da Câmara Municipal do Barreiro, Dr. Carlos Humberto, familiares e amigos.

Para além de uma iniciativa de angariação de fundos para a campanha End Polio Now e da nomeação de seis embaixadores do clube (entre os quais os irmãos Sérgio e Nélson Rosado, do grupo musical Anjos), esta foi uma noite muito especial uma vez que foi assinado um contrato de comodato no qual a Câmara Municipal do Barreiro, através de uma decisão unânime da sua vereação, decidiu ceder o Moinho do JIM para sede do Rotary Club do Barreiro, cumprindo assim um velho sonho dos companheiros do clube. O Dr. Carlos Humberto, Presidente da Câmara Municipal, salientou que “a cedência deste espaço muito especial para o Concelho, com mais de uma centena de anos, é uma decisão que a autarquia assumiu porque fica entregue em boas mãos”.
Após as intervenções protocolares, o jantar terminou com a habitual troca de lembranças, tendo oferecido ao Companheiro João Peralta uma placa alusiva ao lema do Presidente de Rotary Internacional, John Germ, para este ano rotário: “Rotary a Serviço da Humanidade”.