Visita Oficial do Governador ao Rotary Club de Almeirim

No passado dia 18 de Novembro, realizei a minha Visita Oficial ao Rotary Club de Almeirim, na qual fui amavelmente recebido pela Presidente, Companheira Cláudia Nunes.

A visita iniciou-se nas instalações do CRIAL – Centro de Reabilitação e Integração de Almeirim, onde procedemos à inauguração de uma sala Snoezelen que teve o apoio da Fundação Rotária Portuguesa. É de salientar que esta sala multissensorial será destinada não só aos utentes da Instituição, que são 75 (19 dos quais em regime de internamento), como também à comunidade em geral que dela necessite, como por exemplo a Associação de Pessoas Portadoras da doença de Alzheimer.

Após a apresentação de cumprimentos ao Presidente da Câmara Municipal de Almeirim, Dr. Pedro Ribeiro, seguimos para a reunião com o Conselho Director do clube.

Nesta reunião foi feita a apresentação do plano de actividades para este ano rotário, entre as quais o ciclo de palestras “Educar para o Direito e para a Cidadania”, que tem como público-alvo as camadas mais jovens da comunidade e que permite também a divulgação do clube e do Rotary; distinção dos alunos melhores companheiros; reactivação do Interact Club, que foi desmobilizado há cerca de três anos; acções de formação e qualificação para dirigentes associativos, uma vez que existem muitas Associações cujo papel é fundamental para o desenvolvimento do Concelho, mas que necessitam de uma liderança mais assertiva; reforço do companheirismo e estreitamento de ligações com acções de convívio com outros clubes do Distrito e, por fim, aumento do Quadro Social, que tem actualmente 16 companheiros.

O jantar festivo realizou-se no Salão Festivo do Moinho de Vento e contou com a presença de 43 convidados, entre os quais companheiros dos clubes de Abrantes, Caldas da Rainha, Rio Maior, Santarém e Tavira.

O jantar teve dois apontamentos musicais, um deles protagonizado por dois utentes do CRIAL que vão participar no Festival da Canção para pessoas portadoras de deficiência, e outro pelo grupo Três Bairros, que foi distinguido pela sua contribuição para os concertos solidários que permitiram ao clube de Almeirim equipar o CRIAL com a sala Snoezelen. Para além disso, a Companheira Maria do Rosário Salavessa foi distinguida como Subscritora de Mérito da Fundação Rotária Portuguesa.

Foi uma noite bastante agradável, marcada por momentos de companheirismo e convivência e que culminou com a habitual troca de lembranças, tendo oferecido à Companheira Cláudia Nunes a placa com o lema do Presidente de Rotary Internacional, John Germ, para este ano rotário: “Rotary a Serviço da Humanidade”.