Seminário Interdistrital (Distrito 1960 e Distrito 1970) de Intercâmbios Internacionais para jovens

Rotários de todo o país estiveram no dia 1 de Outubro no Instituto Superior D. Dinis (Marinha Grande) para debater a divulgação dos programas oferecidos aos estudantes e famílias de acolhimento.

Foram apresentados os vários programas de campos de férias, de intercâmbios de um mês em famílias estrangeiras e os chamados programas longos, que permitem que um estudante dos 15 aos 19 anos possa estudar e viver durante um ano numa escola e ao cuidado de várias famílias, assim como os programas para jovens até aos 30 anos com cariz escolar mas principalmente de conhecimento profissional e da realidade desses países.

Foi o primeiro encontro interdistrital sobre intercâmbios de estudantes e estiveram presentes representantes de vários clubes rotários, dos dois distritos, num evento presidido pelo Governador do Distrito 1960, Abílio Lopes e pelo Past-Governador Fernando Laranjeira, em representação do Governador do Distrito 1970, além dos responsáveis das organizações jovens de Rotary - Rotaract e Interact dos dois Distritos, assim como vários responsáveis de programas de e para a juventude.

Todos os presentes testemunharam o entusiasmo de vários jovens portugueses que regressaram este ano de Taiwan, México, E.U.A. e Índia, de estudantes americanos, da Indonésia, de Taiwan e Itália que estão actualmente a estudar em Portugal e das mensagens dos que estão na Alemanha, Taiwan e Itália. Nestas mensagens ficou explícito o lema “Exchanges aren’t a Year in your life. It’s a life in a Year” (“os intercâmbios não são um ano na tua vida. É uma vida num ano”.)

Várias famílias de acolhimento mostraram quanto a experiência de receber estudantes estrangeiros os beneficiou, nomeadamente no conhecimento desses povos, na partilha intercultural e na vontade de contribuir para o conhecimento do nosso país e para a tolerância como base da paz.

Após conhecerem as características e responsabilidades de cada um,  debateram os procedimentos, custos e condições de inscrição, os prazos, os contactos e a forma de divulgar estes programas nas suas comunidades, junto de escolas e organizações de jovens e estudantes.

Os responsáveis das comissões de intercâmbios dos dois distritos partilharam experiências, planearam acções conjuntas e convidaram os clubes e companheiros a enviar candidaturas para os vários programas de intercâmbios internacionais de jovens patrocinadas pelo Rotary.
Os clubes rotários estão disponíveis para receber candidaturas de jovens nacionais que queiram aproveitar para estudar e viver num país de todo o Mundo, assim como de famílias portuguesas que possam acolher jovens vindo do estrangeiro, em programas que podem variar entre alguns dias até um ano escolar.

Quem estiver interessado em obter mais informações, pode consultar o site  www.rotary.org/pt , deve contactar um Rotary Club da sua comunidade ou solicitar informações através do mail ryepportugal@gmail.com.