Rotary Club de Lisboa-Estrela organizou um Concerto de Outono e uma palestra com a Diretora do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras

No passado dia 21 de Novembro, o Rotary Club de Lisboa-Estrela organizou mais uma edição do programa “Concertos das Quatro Estações”, designadamente o Concerto de Outono, no qual foram interpretadas peças de Bach pelo ensemble de violinos da classe do Professor Luís Cunha.

O Projecto Concerto das Quatro Estações foi iniciado no Outono de 2001 pelo clube, que todos os anos organiza quatro concertos de música clássica, um por cada uma das estações do ano. Estes concertos, associados a jantares comemorativos, têm um cariz solidário, na medida em que no preço da refeição está incluída uma pequena verba destinada à constituição de um fundo para bolsas de estudo a atribuir a alunos de elevado mérito da Escola de Música do Conservatório Nacional.

Ao longo dos 15 anos de existência, este programa já possibilitou a atribuição de 141 bolsas de estudo a alunos, que tiveram a oportunidade de frequentar Cursos de Verão e Master Classes no país e no estrangeiro, com excelentes resultados para o respectivo aperfeiçoamento musical e artístico.

Após o Concerto de Outono, realizou-se um jantar seguido de palestra, subordinada ao tema - " Os movimentos migratórios na Globalização " proferida pela Directora Nacional do SEF- Serviço de Estrangeiros e Fronteiras - Dr.ª Luísa Maia Gonçalves.

A convidada falou sobre as competências do SEF e o seu papel no controlo das fronteiras, a questão dos ARI - autorização de residência para investimento (os vulgarmente apelidados de "vistos gold"), as redes criminosas e o tráfico de seres humanos, o papel a nível da União Europeia das investigações conjuntas e articulação no controlo das fronteiras externas da União e a questão dos refugiados, tendo divulgado que, até à data, Portugal acolheu 780 refugiados.