71ª Conferência Distrital Distrito 1960 - Mensagem do Presidente da Républica, Prof. Dr. Marcelo Rebelo de Sousa

 

Na impossibilidade de estar presente, o Presidente da República, Prof. Dr. Marcelo Rebelo de Sousa deixou uma mensagem, que, a pedido do Governador Abílio Lopes, foi lida pela Governadora Designada, Companheira Mara Ribeiro Duarte.

Nesta mensagem, o Presidente da República começou por saudar fraternalmente todos os companheiros através do seu Governador, por esta 71ª Conferência, que considerou ser o evento mais relevante do ano rotário.

Relativamente ao tema escolhido para esta 71ª Conferência Distrital, “Rotary e o Mar” – a construção de pontes ao serviço da humanidade”, o Prof. Dr. Marcelo Rebelo de Sousa sublinhou que há um novo desígnio para o Mar, devido à importância da plataforma atlântica, do potencial económico do país, das novas tecnologias, da investigação bio marítima e dos recursos energéticos, sem esquecer a necessidade de uma maior competitividade dos portos ao nível do turismo e das pescas.

“O Mar foi e é o ponto de partida e de chegada, um desafio, uma inspiração para aventuras e sonhos, deve ser uma prioridade da política externa, pois faz a ligação entre continentes, povos e culturas, acolhendo e não criando barreiras”, afirmou o Presidente da República, acrescentando ainda que os valores de entreajuda e partilha serão sempre um desafio, contrariando aquilo a que chamou de “nacionalismos populistas”.

No final da sua mensagem, o Prof. Dr. Marcelo Rebelo de Sousa afirmou estar orgulhoso pelo reconhecimento de “empresários, desportistas, cientistas e políticos que se distinguem nas artes e saberes ao serviço da humanidade e acreditando sempre em Portugal”.