71ª Conferência Distrital Distrito 1960 - Representante Distrital de Interact - Companheira Mariana Afonso

A Representante Distrital de Interact, Companheira Mariana Afonso, à semelhança da Representante Distrital de Rotaract, Companheira Diana Nicolau, fez um balanço do trabalho realizado ao longo deste ano, que se focou em cinco principais objectivos, nomeadamente: aumento e estabilização do quadro social; realização de um Projecto distrital de Serviços à Comunidade unindo todos os clubes; divulgação do Interact; formação rotária, de liderança e comunicação e aposta nos Serviços Internacionais.

Em termos do Quadro Social, actualmente o Interact tem cinco clubes activos: Abrantes, Castelo Branco, Tavira, Torres Vedras e Sintra, e um em processo de reactivação desde o mês de Outubro do ano passado, o Interact Club de Quarteira, que tem já bastantes projectos em marcha e cuja oficialização está para breve. A Companheira Mariana Afonso revelou que era intenção da Representadoria ter mais clubes em formação, mas que infelizmente nem todos se conseguiram estabelecer. Ainda assim, este ano rotário o Quadro Social registou um aumento de 29 companheiros, havendo ainda muitos clubes a formar novos companheiros.

Em termos de divulgação da imagem do Interact, a Representante Distrital destacou a participação na Futurália, a Feira das Profissões, destinada a jovens com idades entre os 14 e os 18 anos, o público-alvo do Interact, tendo sido revelado interesse de muitos jovens em juntar-se ao mesmo, acompanhada de alguma preocupação por não haver clubes em vários pontos do país. A Companheira Mariana Afonso lançou o desafio a esses jovens de se unirem para poder levar o projecto para a frente: “existem muitos jovens lá fora à espera da oportunidade de se juntar a nós!”, sublinhou.

O Projecto Distrital levado a cabo este ano pelo Interact foi em prol da Liga Portuguesa contra o Cancro, nomeadamente através da angariação de fundos para bolsas de investigação em Oncologia dadas a jovens cientistas, cujo donativo foi entregue na Conferência Distrital.

Ainda em termos de divulgação, houve uma forte aposta na presença nas redes sociais, nomeadamente no Instagram, e num rejuvenescimento da página de Facebook, que permite agora que os utilizadores façam o seu registo e possa obter mais informações; foi criado mais material de divulgação: flyers, uma apresentação modelo que pode ser fornecida aos clubes para depois ser adaptada à realidade de cada um deles, vídeos no youtube, entre outros, que estarão todos disponíveis no site, a ser lançado dentro em breve.

“Neste ano de Representadoria o Interact fortaleceu-se e cresceu muito com um grande apoio dado pelo Governador. Só com este apoio os jovens podem continuar a servir a humanidade, a fazer a diferença, a sermos mais e melhores!”, finalizou.