Rotary Club de Palmela organizou palestra com o Dr. Luís Marques Mendes sobre "Os Desafios para 2017"

Teve lugar no passado dia 20 de Janeiro, no Restaurante D.ª Isilda, em Palmela, uma reunião com palestra promovida pelo Rotary Club de Palmela, em conjunto com os Rotary Clubs de Setúbal, Moita e Sines, cujo palestrante foi o Dr. Luís Marques Mendes e o tema escolhido “Os desafios para 2017”.

No decorrer da sua prelecção, o Dr. Luís Marques Mendes teve oportunidade de vincar aquilo que considerou, do seu ponto de vista, um dos grandes desafios para 2017 no plano nacional: o crescimento económico sustentado, com a atracção de investimento e a criação de emprego, o qual passa pela confiança dos investidores que, entre outros factores, não apreciam nada a mudança de “regras de jogo”, por exemplo, em sede de concertação social, com a polémica em torno da indefinição da redução da Taxa Social Única (TSU).

O funcionamento das Instituições, em particular, na Justiça, que se pretende mais célere e mais eficaz, foi apontado pelo Dr. Luís Marques Mendes como outro dos desafios importantes para o corrente ano, a par da imperiosa necessidade de se apostar na qualidade dos agentes políticos. A nível internacional, o palestrante deu ênfase no que toca à promoção da paz mundial e da estabilidade política a nível global, destacando o seu cepticismo e apreensão com a eleição do novo Presidente dos Estados Unidos da América (EUA), Donald Trump e, com o que será, daqui para a frente, a política interna e externa de uma das maiores superpotências. A nível interno, a adopção de políticas protecionistas que vão refrear o crescimento da economia global, em particular a da Europa e, a nível externo, a preocupação do palestrante centra-se na indefinição e crispação que poderão existir nas relações dos EUA com outras potências e com outras regiões, como a China, a Rússia, o Médio Oriente, Israel, entre outras.

No final da reunião, o Rotary Club de Palmela teve a oportunidade de oferecer ao Dr. Luís Marques Mendes o livro “End Polio Now” da autoria da Companheira Demet Duarte, Presidente do Rotary Club de Lisboa-Olivais, que reflecte uma das principais lutas do movimento rotário desde há décadas.

Esta iniciativa insere-se num conjunto de reuniões com palestrante convidado que têm sido levadas a cabo pelo Rotary Club de Palmela, em conjunto com outros clubes do Distrito de Setúbal e cujas receitas revertem posteriormente para o apoio a Instituições de Solidariedade Social do concelho de Palmela.

Neste jantar estiveram presentes cerca de seis dezenas de participantes, entre os quais companheiros dos clubes de Almada, Lisboa-Belém, Lisboa-Benfica, Lisboa-Estrela, Moita, Palmela, Sines, Sesimbra e Setúbal.