Homenagem ao Profissional do Ano no Rotary Club de Lisboa-Belém

O Rotary Club de Lisboa-Belém, a que se associaram companheiros de outros clubes e convidados partilhou a sua reunião do passado dia 25 de Janeiro num clima de felicidade e brio pela nomeação da Dr.ª Sofia Couto da Rocha como Profissional do Ano 2016.

A Dr.ª Sofia Rocha é uma jovem médica com uma carreira atípica e excepcional. Para além de uma preparação científica notável, cumpre os princípios básicos fundamentais que vão desde a integridade, respeito, igualdade, justiça, honra e utilização dos seus conhecimentos profissionais, em benefício da sociedade. Representa uma geração de excelência e a distinção conferida pelo clube é, do ponto de vista afectivo, extensiva a uma geração de jovens cientistas, que estão em início de carreira, determinados a ser profissionais de excelência.
Quando uma jovem médica, como a Dr.ª Sofia Rocha, entendeu que a formação complementar não é para adquirir tardiamente, compreendeu atempadamente que a inteligência artificial é melhor do que a ignorância natural, mas que a inteligência humana ganha de longe.

A Dr.ª Sofia Rocha, tal como os companheiros em Rotary, não se fecha em si própria, mas procura o conhecimento para se projectar melhor num serviço à sociedade. Tem experiência e gosto pelo confronto de ideias e atividades Think-Tank. A sua experiencia mediática e social media permite-lhe pensar e promover comportamentos desejáveis, tendo deixado claro na sua apresentação que todos temos que estar informados, muitos terão que conhecer e alguns terão o saber relacionado com as novas tecnologias que terão aplicações à saúde de modo muito atractivo.

Pode deduzir-se da sua apresentação, sem grande margem de erro, que o maior inimigo do Homem é a iliteracia, mas as dificuldades do ponto de vista da ética social não podem ser menosprezadas. As reflexões tiveram ponto alto durante a discussão muito bem participada por alguns Companheiros, sendo o balanço final da reunião muito positivo e optimista.