John Hewko, Secretário-Geral de Rotary Internacional esteve em visita a Portugal

John Hewko, Secretário-Geral de Rotary International (RI), do Rotary Club Kyiv, na Ucrânia, esteve em Portugal nos dias 9 e 10 de Dezembro numa visita organizada pelo Rotary Club de Coimbra (Distrito 1970).

Após a sua chegada a Lisboa, John Hewko foi recebido pelo Governador do Distrito 1960, Abílio Lopes e pela sua esposa, Companheira Isabel Lopes, que proporcionaram uma agradável visita guiada pelas zonas históricas e pitorescas da cidade, que encantaram o Secretário-Geral de RI.

A esta comitiva juntou-se Eduardo San Martin, Director de RI, tendo seguido para uma visita à creche “O Ninho da Cegonha” e à Instituição Particular de Solidariedade Social Apoio, duas instituições apoiadas pelo Rotary Club de Algés, onde o Director e o Secretário-Geral tiveram a oportunidade de conhecer as instalações e o trabalho desenvolvido pelo clube e pelas Instituições no âmbito da avenida de Serviços à Comunidade, que os deixou muito bem impressionados.

No dia 10 de Dezembro, pelas 10h00, Eduardo San Martin, John Hewko, o Governador Abílio Lopes e a Companheira Isabel Lopes foram recebidos em Coimbra pelo Companheiro José Ribeiro Ferreira, administrador da Fundação Rotária Portuguesa (em representação da Presidente do Conselho de Administração, Companheira Past-Governadora Teresa Mayer), pelo Governador do Distrito 1970, Ernesto Rodrigues e pelo Presidente do Rotary Club de Coimbra, Companheiro Bernardino Ramos da Silva.

Após a recepção realizou-se uma visita à Universidade de Coimbra, edifício histórico que completou este ano 726 anos, e que passou pela reitoria, Sala dos Capelos, Capela de S. Miguel, Biblioteca Joanina, tendo terminado na Prisão Académica, com uma sessão orientada pelo Dr. Maia Amaral.

O almoço festivo decorreu no Hotel Dª Inês e nele marcaram presença companheiros dos clubes de ambos os Distritos: Algés, Almada, Bombarral, Moita, Palmela e Tavira (Distrito 1960); Coimbra, Coimbra-Olivais, Felgueiras, Maia, Oliveira do Bairro, Paredes, Porto, Senhora da Hora, Sever do Vouga, Vila Real, Viseu, Rotaract Club de Coimbra e Rotaract Club de Felgueiras (Distrito 1970).

Após uma apresentação feita pelo Governador Abílio Lopes, seguiu-se a intervenção de John Hewko, que começou por fazer uma apresentação da estrutura funcional de Rotary International nos Estados Unidos da América e na Europa, sublinhando a importância de um dos cinco pontos de enfoque do movimento: a prevenção e tratamento de doenças, concretamente a luta contra a Polio, que está praticamente erradicada em todos os pontos do Mundo, o que representa um motivo de orgulho para todos os rotários.

John Hewko abordou ainda a questão do quadro social, que, nas suas palavras, “está a manter o equilíbrio na Europa”, apesar de se “estar a sentir uma crise mundial”, sublinhando duas medidas recentemente aprovadas pelo Conselho de Legislação de Rotary, sendo que uma delas permite que os clubes adequem a sua acção à exigência das comunidades nas quais estão inseridos e a outra é a possibilidade de uma pessoa ser, simultaneamente, rotária e rotaractista.

Para finalizar, o Secretário-Geral de RI anunciou que em 2017 haverá várias novidades: Rotary International terá um novo site, no mês de Janeiro será lançada uma campanha intitulada “Pessoas em Acção” e em Junho será criada uma nova ferramenta Rotary Central, inseridas numa lógica de divulgação da imagem pública do movimento rotário a nível mundial.

Eduardo San Martin focou a sua intervenção no aumento do quadro social dos clubes em Portugal e Espanha, reiterando que este aumento deve passar pela adesão dos jovens.

Os Governadores Abílio Lopes e Ernesto Rodrigues manifestaram interesse e disponibilidade de os Distritos 1960 e 1970 colaborarem com os três Distritos espanhóis em projectos comuns a curto e a longo prazo.

Curriculum de John Hewko

Formado em Direito pela Harvard University, com Mestrado em História Moderna pela Oxford University e Bacharelado em estudos sobre a União Soviética e Governo pela Hamilton College, Nova York, John Hewko ocupa actualmente a função de Secretário-Geral de Rotary International e da Rotary Foundation, sendo responsável por 800 funcionários na Sede Mundial do Rotary, em Evanston, nos Estados Unidos da América.

Sócio fundador do Rotary Club de Kyiv e Companheiro Paul Harris, John Hewko foi sócio do escritório de advogados Baker & McKenzie, tendo desempenhado funções de sócio-gerente nos escritórios de Kiev e Praga. Entre 2004 e 2009, foi Vice-Presidente da Corporação Desafio do Milénio, uma agência governamental americana criada em 2004 para ajudar os países mais pobres do Mundo. O Secretário-Geral de RI foi o principal negociador de acordos nos Estados Unidos para levar assistência a 26 países da África, Ásia, América do Sul, Oriente Médio e antiga União Soviética, sendo que, neste período de tempo, os acordos por si negociados foram avaliados em mais de seis mil milhões de dólares para projectos em 18 países nas áreas de, agricultura, água, educação, infraestruturas, saneamento e saúde.

Com vários artigos publicados nos Estados Unidos e em outros países, John Hewko foi palestrante na Woodrow Wilson International Center for Scholars, sendo regularmente convidado para abordar questões políticas e de negócios da África Central, América Latina, da extinta União Soviética e da Europa Central.