Rotary Club de Sintra celebrou o 28º aniversário

No dia 4 de Abril, o Rotary Club de Sintra comemorou o 38º aniversário da sua fundação com uma reunião de jantar, que congregou um número muito apreciável de companheiros, familiares e convidados. Participou no evento o Presidente da União de Freguesias de Sintra, entidade parceira e cooperante do clube na atribuição de Bolsas de Estudo e na cedência de viaturas aquando da realização de Rylas e outras actividades.

No momento do Protocolo foi feita uma explanação acerca da criação, expansão, desenvolvimento e consolidação do clube e enunciadas as actividades mais marcantes que o Rotary Club de Sintra materializou ao longo da sua existência.

Visando enobrecer e abrilhantar o aniversário, foi convidado o Sr. Juíz Conselheiro Manuel Tome Soares Gomes, nascido na Ilha do Pico, para dissertar sobre as “Terras de Bruma- Folclore Açoreano”. A eloquente evocação das raízes históricas do Folclore local, a excelência da oratória sobre os “ditos” açorianos, a harmonia da melodia e das notas extraídas da sua guitarra, a voz pausada mas vibrante colocada na declamação de poemas relativos ao Arquipélago, encantaram e foram acolhidos de tal forma pela audiência que de imediato lhe foi formulado um pedido, de em breve, poder o clube contar com mais uma sua colaboração.

A simplicidade, a força anímica, o entusiasmo e a sonoridade com que o convidado efectuou a sua dissertação, a par da escolha do seu repertório folclórico levaram a audiência a trautear, de forma exuberante, as canções mais conhecidas ou representativas, tais como a “Sapateia, Chama Rita, ou os Bons Dias”. Foi esta a maneira mais elucidativa de manifestar o agrado pelo que estava a acontecer.

O aniversário do clube constitui mais uma oportunidade e um momento de convívio, de amizade, de reforço de laços de companheirismo, elementos fundamentais que presidem ao estreito e profundo relacionamento entre todos os sócios representativos do Rotary Club de Sintra e uma acrescida motivação para a continuação do engrandecimento do clube.