Diácono Pedro Tavares foi o orador convidado da oitava sessão de "A Prova dos Novos" do Rotary Club de Peniche

Teve lugar no passado dia 27 de Abril mais uma palestra integrada no Ciclo “A Prova dos Novos”, do Rotary Club de Peniche, iniciativa que pretende reconhecer o mérito de jovens ligados ou próximos da família rotária.

Esta oitava sessão contou com a presença do Diácono Pedro Tavares, que presenteou a audiência com uma excelente apresentação relativa a uma interpretação teológica a partir de um quadro de Caravaggio - "A Incredulidade de S. Tomé" - tema que foi alvo da sua recente tese no Seminário dos Olivais.

Com o salão da sede do Rotary Club de Peniche praticamente cheio (cerca de 65 participantes), o palestrante começou por enquadrar a pessoa e a obra de Caravaggio na história da época, e muito em particular na história da arte.

Seguiu-se a desconstrução da obra, com a leitura dos significados explícitos e implícitos nas várias personagens representadas, após o que se partiu para a interpretação teológica do quadro com base em todos os elementos anteriores, numa súmula coerente e reveladora.

A forma clara, bem estruturada e muito motivada como o tema foi apresentado cativou todo o interesse da extensa plateia, o que ficou patente nos alongados encómios que no final da sessão foram tecidos por muitos dos presentes.

O ambiente de convívio e de companheirismo que envolve as sessões deste ciclo continua também a sobressair como uma importante mais-valia a retirar deste tipo de iniciativas.