América Central e Antilhas Geral Panamá

Parque Nacional de Darien

. Darien National Park está localizado na província de Darien, a leste de Santa Fe e o Golfo de San Miguel. Estende-se ao longo de cerca de 80% da fronteira colombiana e inclui parte da Costa do Pacífico. Cadeias de montanhas são encontradas neste local, bem como a Cadeia de montanhas de Jurado e bacias de Tuira, Balsas, Sambu e Jaqu .

. A área tem estado sob proteção desde 1972, com a criação do Alto Dari. Aqui existe proteção florestal e foi declarado um parque nacional em 1980. Este parque está numa posição geográfica privilegiada, como faz uma ponte de terra entre os continentes da América do Sul e Central. Ele surgiu abaixo do nível do mar em diversas ocasiões, sendo o mais recente no Pleistoceno. As marés do Pacífico influenciam os rios Chucunaque e Tuira para muitos quilómetros do seu interior. A erosão natural resultou em inúmeros deslizamentos de terra com cortes profundos e gargantas.

. Dari contém uma grande variedade de habitats: praias arenosas, costas rochosas, manguezais, marismas de água doce, pântanos de floresta de palma de baixa altitude e montanha floresta tropical húmida. A erosão com deslizamentos de terra e desfiladeiros associados deram origem a comunidades de plantas sucessionais, com grandes extensões de florestas primárias e secundárias que cobre a maior parte do terreno.

. Houve poucos estudos da fauna. Mamíferos como cachorro, tamanduá, onça-pintada, jaguatirica, capivara, douroucoulis, macaco uivador, marrom-cabeça spider monkey, baird anta, cutias e caititu queixada. Harpia também aparece no Parque, assim como o cayman crocodilo e crocodilo americano.

. A área é  antropologicamente e historicamente rica, com dois grandes grupos de indígenas: Índios Kuna continuam a viver por práticas tradicionais. A área foi visitada pelos conquistadores espanhóis e a Costa foi explorada por Cristóvão Colombo em 1502. Em 1510, a cidade de Santa Maria la Antigua del Dari, foi criada provavelmente em algum lugar dentro dos limites do parque. Como resultado da presença espanhola e maus-tratos, muitos dos índios se afastaram. Hoje, a preservação da cultura da Índia é incluída como um objectivo de gestão. Há uma série de sítios arqueológicos.

. Duas tribos indígenas vivem no parque ao longo das bordas dos rios: aproximadamente. Estes grupos mantiveram seus sistemas agrícolas de subsistência através de séculos de contato com os europeus. Sobre a fronteira oeste do Parque existem um número de parcelas agrícolas pequenas cujos proprietários não têm nenhum título.

Images (c) Mdf