Clubes da Linha receberam Professor Dr. José Ribeiro Ferreira para palestra sobre o poeta Camilo Pessanha

“Palestras com Café – Camilo Pessanha” foi o tema escolhido para ouvir o Professor Dr. José Ribeiro Ferreira, da Universidade de Coimbra, numa palestra organizada de forma conjunta pelos clubes da linha (Algés, Carnaxide, Parede-Carcavelos, Cascais-Estoril e Oeiras) no passado dia 20 de Março.

A sala da AERLIS (Associação Empresarial da Região de Lisboa), em Oeiras, encheu-se para ouvir uma excelente palestra, a propósito da poesia do poeta da CLEPSIDRA, no ano em que se comemoram os 150 anos do seu nascimento. Os presentes foram brindados com a sua poesia dita pela Dr.ª Margarida Branquinho e pelo palestrante.

Camilo Pessanha insere-se de direito entre os poetas europeus que souberam encarnar e ilustrar o movimento simbolista, embora a sua personalidade literária abranja traços pertinentes aos três movimentos que dominaram a poesia do fim do século XIX - o Parnasianismo, Decadentismo e Simbolismo. Camilo Pessanha pode ombrear com os poetas maiores que permanecem como referência ou modelo da época - Baudelaire, Verlaine e Mallarmé.

Esta foi uma sessão muito animada que, no final, suscitou numerosas perguntas, tendo havido também um momento de alto significado rotário, quando uma das voluntárias e amiga do Rotary Club de Oeiras, a Dr.ª Maria do Carmo Paz Monteiro, entregou um cheque que vai permitir ao clube contemplar um jovem carenciado com uma bolsa de estudo universitária.