América do Norte Estados Unidos da América

Museu de arte moderna

Museu de arte moderna de São Francisco (SFMOMA) é um Museu de arte moderna de San Francisco, Califórnia, fundado em 1935 sob a direção de Grace L. McCann Morley como o Museu de arte de San Francisco, o primeiro Museu da costa oeste dedicado exclusivamente à arte do século XX. Um presente de 36 obras de Albert M. Bender, incluindo o transportador de flor, de 1935, de Diego Rivera, estabeleceu o núcleo da coleção permanente. Bender, um trustee do Museu, comprometeu-se a doar mais de 1.100 objetos ao Museu e dotar o seu primeiro fundo de compra antes de sua morte em 1941.

Durante os primeiros sessenta anos, o Museu ocupou os andares superiores do edifício de veteranos do Memorial de guerra no centro cívico. Sob o diretor Henry T. Hopkins (1974–1986) o Museu adicionado ‘Moderno’ ao seu título em 1975, estabeleceu uma reputação internacional.

Em 1995, o Museu mudou-se para sua atual localização em 151 Third Street, ao lado de Yerba Buena Gardens no distrito SOMA. O Museu tem em suas obras importantes de coleção por Andy Warhol, Pollock de Jackson, Richard Diebenkorn, Clyfford Still, Henri Matisse, Paul Klee, Marcel Duchamp e Ansel Adams, entre outros. A série de cinema arte no Cinema começou no SFMOMA em 1946 pelo cineasta Frank Stauffacher. Anualmente, o museu abriga mais de vinte exposições e mais de trezentos programas educacionais. Também em 2009, o Museu ganhou um relacionamento privativo de liberdade para a coleção de arte contemporânea importante de Doris e Donald Fisher de The Gap.

 

(c) images Silvio Tanaka